O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Boca Juniors e foi eliminado da Libertadores nos pênaltis na última quinta-feira (5) no Allianz Parque. Foi a sexta disputa por penalidades perdida pelo Verdão com Abel Ferreira no comando técnico em sete oportunidades, o que significa um aproveitamento de apenas 14%.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confusão na área de imprensa do Allianz Parque entre palmeirenses e jornalistas argentinos (Vídeo: Julia Mazarin / NOSSO PALESTRA)
A última vitória com Abel aconteceu justamente na última disputa antes desta contra o Boca Juniors, nas quartas de final da Libertadores de 2022, diante do Atlético-MG. A equipe, que vinha de cinco eliminações seguidas nos pênaltis, avançou acertando todas as seis cobranças e contando com uma defesa de Weverton.
Entre as sete decisões realizadas em um espaço de três anos, foram 41 pênaltis cobrados, com 24 convertidos e 17 desperdiçados. Com 58% de conversão, o time erra praticamente uma a cada duas cobranças. Ou seja, acerta entre dois e três penalidades, em média, em uma disputa de cinco.
A sina nas penalidades começou no Mundial de Clubes de 2020, quando o Palmeiras perdeu a disputa de terceiro lugar para o Al-Ahly. Em seguida, o time encarou uma sequência de duas derrotas em decisões na mesma semana. Primeiro na Supercopa, contra o Flamengo, e depois na Recopa Sul-Americana, diante do Defensa y Justicia. Pela Copa do Brasil, eliminações em sequência na marca da cal para o CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil 2021, e para o São Paulo, nas quartas de final de 2022.
Contra o Boca Juniors, são quatro eliminações na história da Libertadores, com três sendo decididas nos pênaltis. Em 2000, a equipe argentina venceu a final da competição no Morumbi, após dois empates. Em 2001 e 2023, o encontro aconteceu em semifinais. Em 2018, também em semifinal, a eliminação palestrina se deu em tempo regulamentar, após derrota por 2 a 0 na Argentina, e empate em 2 a 2 no Allianz Parque.
Apesar do péssimo desempenho recente em pênaltis, o Palmeiras tem retrospecto positivo em disputas na Libertadores. Essa foi a 12° decisão por penalidades enfrentada pelo time na competição, sendo apenas a quarta eliminação – em oito vezes saiu classificado.