Casas de apostas estão cada vez mais presentes no futebol brasileiro e no cotidiano da publicidade esportiva. Na atual edição do Brasileirão, 19 dos 20 clubes da Série A estampam no uniforme ao menos uma empresa desse tipo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A exceção fica por conta do Palmeiras. Apesar de ser patrocinado pela Betfair em outras plataformas e modalidades, o Verdão deixa de fora a marca do uniforme das equipes do futebol masculino. Em todos os conjuntos são estampados apenas Crefisa e a Faculdade das Américas (FAM), empresas comandadas por Leila Pereira, atual presidente do clube, conforme acordo de exclusividade previsto em contrato.
Ainda assim, o acordo entre o Alviverde e a Betfair, assinado em maio, é um dos principais do Brasil entre a categoria no ramo do futebol. Alocado como patrocinador master do futebol feminino, o vínculo com a empresa é válido por duas temporadas e tem valores em torno de R$ 8 milhões por ano.
Além do futebol feminino, a parceria engloba também a presença de materiais nas plataformas digitais do clube – seja site ou redes sociais – visando o público maior de 18 anos e com interesse nas apostas esportivas.
A Betfair não foi a primeira empresa de apostas a patrocinar o Verdão. Em 2021, Palmeiras e a Dafabet fecharam acordo válido por uma temporada, sendo esse o primeiro acordo palestrino no segmento dos jogos esportivos. A marca, que também não esteve presente no uniforme, foi divulgada nas mídias físicas e digitais do Maior Campeão do Brasil, em painéis no Allianz Parque e placas estáticas na Academia de Futebol.
Contando o patrocínio da Betfair ao Palmeiras, todos os 20 clubes da elite do futebol brasileiro possuem algum vínculo com casas de apostas. Destes, sete estão no espaço máster da camisa. São eles: Atlético-MG (Betano), Atlético-GO (Amuleto Bet), América-MG (Pixbet), Avaí (Pixbet), Botafogo (Blaze), Fluminense (Betano) e São Paulo (Sportsbet.io). A Pixbet é a que tem mais clubes como parceiros, com seis.
O movimento crescente entre empresas de jogos e clubes de futebol tem aumentado desde 2018, quando o Governo Federal sancionou a Lei 13.756/2018, que autoriza o Ministério da Fazenda a regulamentar o licenciamento de apostas esportivas no Brasil.
VEJA MAIS:
JG e Celso opinam: Endrick neles y nadie más!
Hegemonia verde! Palmeiras segue como paulista dominante nas competições
Revista elege Abel como 26º melhor treinador do mundo