ADEUS DO CRIA

Palmeiras encaminha saída de lateral-esquerdo com multa de R$ 600 milhões

Marcus Vinnicius encerra ciclo na base alviverde com 143 jogos e quatro títulos; Palmeiras mantém 30% dos direitos econômicos de olho em uma venda futura

Marcus Vinnicius em ação pelo Palmeiras (Foto: Jhony Inácio)
Marcus Vinnicius em ação pelo Palmeiras (Foto: Jhony Inácio)

Um dos destaques defensivos das categorias de base do Palmeiras, o lateral-esquerdo Marcus Vinnicius, de 17 anos, está próximo de deixar o Verdão e retornar ao Goiás, clube onde começou sua formação.

O Palmeiras permanecerá com 30% dos direitos econômicos de Marcus em uma futura transferência. Soube o NOSSO PALESTRA que internamente o lateral é visto como um atleta de bom potencial de retorno financeiro, especialmente por atuar em uma posição escassa e pelas características ofensivas, além de ser elogiado pelo comportamento exemplar e pela maturidade construída ao longo da formação.

A ideia é construir algo semelhante as saídas de Breno Cascardo e Gustavo Mancha, que foram negociados com América-MG e Fortaleza, respectivamente, e renderam valores financeiros ao Verdão após negociarem saídas para o exterior. Ele estava no clube desde 2022, quando chegou ao Sub-15, e atualmente estava no Sub-20.

Agradecimentos

O jogador de 18 anos comentou o momento e projetou os próximos passos da carreira.

“Ainda faltam alguns detalhes que meu empresário, Max, está finalizando, mas o caminho deve ser o Goiás, clube onde comecei e pelo qual tenho enorme carinho. Dando tudo certo, volto motivado, preparado e mais experiente. Estar perto da minha família me ajudará muito, e o projeto apresentado pelo Goiás me deu segurança de que é lá que devo estar neste momento”, declarou.

Pelo Palmeiras, Marcus somou 143 partidas, a maior parte como titular, e conquistou títulos importantes, como a Ecuador Youth Cup Sub-18 de 2024, o Brasileiro Sub-17 de 2023, a CEE Cup Sub-19 de 2023 e o Paulista Sub-15 de 2022. Ele destaca o impacto que a passagem pelo clube teve em sua trajetória.

“Cheguei ao Palmeiras um menino e posso dizer que saio um homem. Foram quatro anos de evolução em todos os sentidos. Sou grato ao João Paulo por ter me levado ao clube e a todos os profissionais que contribuíram para a minha formação. Não é por acaso que é a melhor base do Brasil. O Palmeiras estará para sempre na minha história e no meu coração”, afirmou.

Marcus também viveu o ambiente do profissional e dividiu espaço na base com talentos que hoje atuam no mais alto nível, como Estêvão, atualmente no Chelsea.

“No Palmeiras, a base treina na Academia de Futebol, e isso nos aproxima muito do time profissional. Tive a oportunidade de participar de várias atividades com o elenco comandado pelo Abel, e foi uma experiência incrível. A comissão conversava bastante com a gente da base, e jogadores como Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Richard Ríos sempre foram muito acessíveis e transmitiam confiança. Na base, foi especial jogar com o Estêvão, que hoje é uma estrela da Seleção Brasileira. Ele é um amigo e merecedor de tudo o que tem conquistado”, ressaltou.

Tido como promessa

Em 2024, o lateral assinou seu primeiro contrato profissional com o Alviverde até 30 de junho de 2026 com uma multa rescisória milionária: 100 milhões de euros (cerca de R$ 607 milhões na cotação atual).

Marcus chegou ao Palmeiras em 2022 após ter problemas para assinar seu primeiro contrato de formação no Goiás. O empresário do jogador, então, foi ao mercado e recebeu proposta do Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras. João Paulo Sampaio, coordenador da base palestrina, foi importante para convencer o garoto a escolher o Alviverde.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x Fluminense – Campeonato Brasileiro – 22/11 – 21h30 (de Brasília)