Notícias Palmeiras

Palmeiras encerra temporada de títulos e marcas históricas

Verdão venceu três de cinco torneios disputados em 2022, além de realizar feitos inéditos coletivamente e individualmente

52489047187_def9d31326_o
Palmeiras conquistou o hendeca Campeonato Brasileiro em 2022 (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras se despede de uma temporada histórica. Ao sair de campo após a derrota por 3 a 0 diante do Internacional, o Verdão encerrou um dos anos mais mágicos da história do clube, com as conquistas da Recopa Sul-Americana, do Paulistão e do Campeonato Brasileiro, além do terceiro lugar na Libertadores. Fora os títulos, 2022 foi repleto de marcas coletivas e individuais.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Com a taça do hendeca em mãos, o time de Abel Ferreira alcançou seu melhor desempenho na história do Brasileirão de pontos corridos. Com 81 conquistados, o time superou a marca dos 80 pontos, conquistados nas taças de 2016 e 2018.

Ainda na disputa do nacional, o Verdão se tornou o campeão menos derrotado na história da competição desde a adoção do atual formato, com somente três revezes em 38 partidas. Campeão na 35ª rodada, uma das derrotas aconteceu justamente após a confirmação da taça – a goleada de 3 a 0 aplicada pelo Internacional neste domingo (13).

Além do Brasileiro, o clube venceu a Recopa Sul-Americana e o Paulistão em 2022. No primeiro, conquista inédita sobre o Athletico-PR, após empate em 2 a 2 na Arena da Baixada e triunfo por 2 a 0 no Allianz Parque – o time paranaense posteriormente seria a pedra do sapato palestrino na Libertadores.

No Campeonato Paulista, uma virada histórica diante do São Paulo, depois de sair perdendo a disputa por 3 a 1 no Morumbi e vencendo por sonoros 4 a 0 no Allianz Parque. De quebra, Abel Ferreira quebrou a hegemonia de cinco títulos seguidos do Palmeiras na competição sob comando de Vanderlei Luxemburgo – o último havia sido Dudu, em 1976.

Em um ano de tantas glorias, clássicos se tornaram festas para o time de Abel Ferreira. O elenco enfrentou Santos, São Paulo e Corinthians em 13 oportunidades na temporada, 10 vitórias, um empate e somente duas derrotas – ambas para o São Paulo. Assim, o Verdão bateu os desempenhos de 1965 e 1969, quando havia vencido nove jogos contra o trio de rivais paulistas.

Abel Ferreira, agora consolidado com o maior treinador da história da Sociedade Esportiva, ainda ajudou a equipe a se tornar quase imbatível fora de casa. Na Libertadores, o time ficou 19 jogos sem ser derrotado atuando como, igualando a maior sequência da história do torneio. Com Abel em 14 desses duelos, a marca caiu somente na semifinal de 2022, diante do Athletico-PR.

Se não fosse a derrota ao Internacional no Beira-Rio, o clube acabaria sem derrotas como visitante nesta edição do Brasileirão, o que seria um feito inédito no atual formado do torneio. Com 18 jogos em sequência sem sentir o gosto amargo da derrota longe de seus domínios na competição, o time foi um visitante indigesto em 2022.

Individualmente, atletas se consolidaram como ídolos em um coletivo forte. Com 23 gols marcados ao longo do ano, o trio Gustavo Gómez, Murilo e Luan virou a zaga com mais gols em uma temporada com a camisa do Palmeiras, enquanto os dois primeiros e tornaram os zagueiros com mais gols em uma temporada. O paraguaio está somente oito gols atrás de Luis Pereira para se tornar o zagueiro mais artilheiro da história do clube, com 36 bolas na rede.

No ataque, linha atacante de raça. Rony, com 23 gols superou os 21 de Gabriel Jesus em 2016 – desde então nenhum atacante havia passado dos 20 tentos – Luiz Adriano, em 2020, havia cravado 20. Enquanto isso, das categorias de base, o torcedor viu uma estrela emergir. Endrick, de 16 anos, foi eleito a revelação do Brasileirão, depois de uma meteórica ascensão de sete jogos e três gols.

Para 2023, o palmeirense tem motivos para ser esperançoso, aliás o verde é a cor da esperança. Mantendo o bom projeto de utilização da base, o time chega como um dos favoritos na disputa do Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, tendo ainda 90 minutos para decidir a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, em fevereiro.

LEIA MAIS:
Palmeiras é derrotado pelo Internacional e perde invencibilidade na última rodada do Brasileirão

Palmeiras hoje: Leila confirma conversa por renovação com Abel e desmente possibilidade de Cristiano Ronaldo Palmeiras hoje: Verdão vive expectativa por chegada de empresário para renovar com Abel Palmeiras hoje: Vitória sobre Cerro Porteño fora de casa Palmeiras hoje: Verdão é multado pela Conmebol por gesto racista de torcedor Palmeiras hoje: Ingressos mais baratos para clássico em Barueri