Vindo de derrota no Campeonato Brasileiro, mas com duas vitórias nos últimos três jogos, o Palmeiras encara nesta segunda-feira (14) o Cruzeiro, às 19h, no Allianz Parque, em duelo que pode garantir a vice-liderança ao time palestrino. O duelo também coloca frente a frente dois clubes opostos fora de campo.
Hegemônico nos últimos anos no futebol brasileiro e sul-americano, o Palmeiras conquistou os títulos mais importantes do Brasil e América do Sul nos últimos anos, e é protagonista há alguns anos. O Cruzeiro, que retorna à elite do futebol brasileiro neste ano, também viveu fase vitoriosa, em período anterior ao Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Os mineiros passaram três anos na segunda divisão até conseguirem o acesso na última temporada com o título da Série B. Neste mesmo período, o Palmeiras empilhou oito títulos entre Paulista (2x), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores (2x) e Recopa.
A situação há dez anos, no entanto, era oposta. Durante 2013 e 2014, o time mineiro era o clube a ser batido. Bicampeão brasileiro e com os principais jogadores do futebol nacional, enquanto a equipe dominava, o Verdão era quem vivia período de vacas magras, com o rebaixamento à Série B em 2012 e péssima campanha no Brasileirão de 2014.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Fabinho faz homenagem do Dia dos Pais
Após os títulos, a Raposa viveu uma grande crise, que culminou no rebaixamento da equipe em 2019. Desde então, Palmeiras e Cruzeiro não se enfrentaram – são mais de três anos de hiato. Na última ocasião em que duelaram, a partida terminou 2 a 0 para o Alviverde no Mineirão. O confronto, válido pela última rodada do campeonato nacional de 2019, teve gols de Zé Rafael e Dudu, dois dos remanescentes daquele elenco.
De volta à elite do futebol brasileiro, o Cruzeiro ocupa a 11° posição com 24 pontos, contra 31 do Maior Campeão Nacional, que está em 4° lugar. O reencontro entre as equipes fecha o primeiro turno do Brasileirão 2023.