
O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), às 19h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Vice-campeão nas duas últimas edições da competição, o Verdão inicia a caminhada em busca do 13º título nacional com um desafio que vai além da primeira rodada: melhorar o desempenho em confrontos diretos.
Nas temporadas recentes, os jogos contra equipes da parte de cima da tabela se tornaram um obstáculo para o time comandado por Abel Ferreira.
G-6 foi calcanhar de Aquiles em 2025
Em 2025, o Palmeiras venceu apenas uma das dez partidas disputadas contra clubes do G-6 do Brasileirão. O único triunfo foi diante do Botafogo, por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada.
Curiosamente, o Glorioso foi o único integrante do grupo que não marcou contra o Palmeiras nesta edição da liga nacional – no primeiro turno, as equipes empataram no Allianz Parque. Os cariocas também acabaram eliminados pelos paulistas na Copa do Mundo de Clubes, em vitória alviverde por 1 a 0.
Contra Cruzeiro e Mirassol, o Verdão conseguiu empatar jogando em casa e foi superado como visitante. Já diante de Flamengo e Bahia, sofreu derrotas tanto como mandante quanto como visitante.
No total, foram uma vitória, dois empates e sete derrotas contra o G-6, com aproveitamento de apenas 16%. O time marcou seis gols e sofreu 12 – o dobro.
Histórico recente também preocupa
O cenário já havia sido semelhante no Brasileirão de 2024, quando o Palmeiras terminou novamente com o vice-campeonato após uma campanha fraca contra os principais concorrentes.
Naquela edição, o aproveitamento diante do G-6 foi de 26,6%, com oito pontos conquistados em 30 possíveis: quatro derrotas, cinco empates e apenas uma vitória, no clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque.
Desempenho contra os piores anima
Em contrapartida, o desempenho contra os quatro últimos colocados do Brasileirão de 2025 foi perfeito: oito vitórias em oito jogos.
Agora, diante do Atlético-MG fora de casa, o Palmeiras tenta começar o campeonato quebrando essa escrita recente e dando o primeiro passo rumo ao 13º título brasileiro.