O Palmeiras começou sua tour por Belo Horizonte com uma grande vitória. Na tarde deste domingo (30), o Verdão foi à Arena Independência e bateu o América-MG por 4 a 1, com gols de Murilo, Rony (2) e Artur. Com o resultado, os comandados de Abel Ferreira chegam aos 31 pontos e assumem o quarto lugar do Brasileirão, com 12 de distância para o líder Botafogo, que chegou a 43.
A escalação
O Palmeiras foi a campo com aquele que é conhecido como “time das copas”, com retorno de jogadores que são marcados pelo histórico de decisões. Murilo reassumiu a vaga na zaga ao lado de Gustavo Gómez, bem como Gabriel Menino de volta ao meio campo após alguns jogos como reserva de Richard Rios. Jhon Jhon foi a única novidade, já que Dudu segue ausente por dores na panturrilha direita.
Weverton, Mayke, Murilo, Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga, Jhon Jhon, Artur e Rony.
O adversário
Na vice-lanterna do campeonato, o América-MG veio pro jogo com: Pasinato, Daniel Borges, Maidana, Eder, Nicolas, Emma Martinez, Alê, Benitez, Paulinho Boia, Pedrinho e Mastriani. O comando técnico foi de Vágner Mancini.
O primeiro tempo
O gol que abriu o placar aconteceu aos 18 minutos da primeira etapa, com uma falta bem cobrada por Gabriel Menino pela lateral esquerda do ataque e que foi desviada por Murilo, tirando quaisquer chances de Pasinato. Esse foi o primeiro gol do zagueiro desde seu retorno à titularidade do Palmeiras após período afastado por uma lesão séria no ombro.
Dez minutos mais tarde, depois de seguir pressionando e levando perigo ao gol do América, o Palmeiras ampliou o placar com Rony, que se aproveitou de uma bola que pererecava na área. O camisa 10 tomou a frente e tocou na saída de Pasinato. Após 1 minuto de revisão, o lance foi validado.
Aos 38 minutos, em falta forte cometida por Gustavo Gómez para parar um ataque perigoso do América, Nicolas arriscou um chute longo, a bola desviou em Gabriel Menino e não deu chances de reação a Weverton. O time mineiro encontrou um gol que o recolocou no jogo – um tanto quanto morno àquele momento.
Nos acréscimos, em sobra de bola na entrada da grande área, Zé Rafael finalizou, Raphael Veiga desviou da bola e Pasinato não conseguiu defender. O camisa 23, no entanto, estava em posição de impedimento e o lance foi anulado.
Pra fechar um agitadíssimo período de jogo, os mineiros tiveram ótima troca de passes que acabou com Benítez deixando Mastriani sozinho, de frente para Weverton, na pequena área, mas o camisa 17 finalizou mal e perdeu a oportunidade.
O segundo tempo
O Palmeiras voltou bem para a segunda etapa, mais ligado e atento do que nos minutos finais do primeiro tempo. Não demorou a converter a superioridade em gol. Aos 7, Mayke cruzou de longe e encontrou Artur em velocidade; o camisa 14 antecipou Pasinato e anotou o terceiro.
Rápido na retomada de posse e construção de ataque, aos 16 minutos Raphael Veiga encontrou Rony em progressão, o camisa 10 cortou a zaga americana e bateu com qualidade. Após 3 minutos de revisão, o VAR validou o lance, para delírio dos palmeirenses que tomaram conta da Arena Independência. A goleada estava instaurada.
Com o jogo resolvido, e pensando no duelo contra o Atlético, na quarta, Abel descansou Mayke, Zé Rafael, Artur, Rony e Raphael Veiga; entraram Breno Lopes, Luis Guilherme, Marcos Rocha, Flaco López e Richard Rios.
Com a vitória, o Palmeiras chega a 31 pontos ganhos e agora volta suas atenções exclusivamente à Libertadores. O próximo compromisso é na quarta-feira (2), no Mineirão, contra o Atlético Mineiro, em jogo válido pelas oitavas de final da competição continental.