A vitória do Palmeiras diante do Goiás foi importante para a equipe mostrar um protagonismo na Série A do Campeonato Brasileiro. Um resultado amplo que anima os torcedores na defesa do título. A expectativa é que se mantenha a sequência de vitórias, que começou no clássico diante do Corinthians. A goleada por 5 a 0 na última rodada ainda aumenta as projeções de título do Verdão para este ano, repetindo a mesma situação de 2022.
No início do Brasileirão do ano passado, o Palmeiras também não assumiu a liderança rapidamente. Isso só aconteceu na oitava rodada, após desbancar o Corinthians do topo. Aliás, o rival tem sido importante para melhorar a situação na tabela nos últimos anos. É uma situação atual, com o Botafogo sendo líder com 100% de aproveitamento, e o Alviverde ficando na segunda posição. A diferença é o dobro da pontuação do clube neste início.
Para isso acontecer, a equipe de Abel Ferreira precisa construir uma sequência de vitórias. As duas primeiras já vieram, com o 2 a 1 diante do Corinthians e o 5 a 0 contra o Goiás, na 3ª e na 4ª rodadas, respectivamente. Essa última goleada deu ainda mais força para o time, mostrando que é possível repetir a mesma campanha vitoriosa do ano passado. O Palmeiras tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro, e pode se impor para enfileirar títulos.
A sequência da tabela do Brasileirão promete ser dura em maio, inclusive com dois confrontos domésticos. Nesta quarta-feira (10), contra o Grêmio, às 21h30. No próximo dia 13, às 18h30, o Palmeiras recebe o Red Bull Bragantino no Allianz Parque. Um confronto que nunca é fácil, e vale a atenção. Já no dia 20, às 21h, o Verdão tem clássico diante do Santos, em plena Vila Belmiro. Partida que acontecerá entre o primeiro jogo contra o Fortaleza pelas oitavas da Copa do Brasil, no dia 17, e a quarta rodada da Libertadores contra o Cerro Porteño, fora de casa, no dia 24. Ou seja, o calendário será intenso durante todo o mês.
Bom momento em campo
Todos esses jogos serão interessantes para consolidar a força do Palmeiras na temporada. A equipe teve alguns momentos de altos e baixos, mas parece ter encontrado um bom momento em campo. O objetivo é fazer com que isso se transforme em títulos no final da temporada, e os números se mostram otimistas. O Verdão surge como grande favorito nas cotações dos sites de apostas no Brasileirão, com chances que lembram a campanha vitoriosa do ano passado.
A equipe aparece com uma vantagem considerável diante do Flamengo, que não começou bem a Série A, e até mesmo o líder Botafogo. O desafio de Abel Ferreira é transformar esse otimismo dos números em vitórias nos gramados, algo que aconteceu em 2022. No entanto, a diferença é que o treinador português também está de olho na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, duas taças que escaparam no ano passado.
Em entrevista recente à Rádio 365, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmou que o elenco da temporada atual está fechado e não devem vir reforços. Algo que antes era criticado no início da temporada, mas que agora parece certo. A goleada sobre o Goiás mostrou isso, assim como a vitória no clássico diante do Corinthians. Sites de palpites no Brasileirão também apontam para o Verdão, com os números e os especialistas confiantes com a força da equipe paulista.
Meses decisivos
A temporada do Palmeiras está longe de acabar, mas os meses de maio e junho são muito importantes. O meio do ano marca o avanço das competições, e também as potenciais eliminações. Será um teste para saber se o elenco aguenta a maratona de jogos, dividindo as atenções com três torneios diferentes.
Isso foi um problema nas eliminações em 2022, e a esperança da torcida é que não volte a acontecer. É possível disputar todas as frentes, mas sem deixar de lado a qualidade. Defender o título do Brasileirão é algo importante, assim como conquistar novamente a Copa Libertadores e também a Copa do Brasil.
As próximas semanas prometem trazer emoções aos torcedores, mas a confiança em Abel Ferreira segue forte. O treinador mostrou na goleada contra o Goiás que o Palmeiras continua sendo a equipe a ser batida no futebol nacional.