Notícias Palmeiras

Palmeiras homenageia campeões Taça Continental de Futebol de Salão

Maior conquista da modalidade completou 40 anos em 2021 e foi festejada com jantar e homenagens na sede social

Jantar em comemoração aos 40 anos da conquista da Taça Continental de Futebol de Salão, realizado no restaurante Jardim Suspenso, no Clube Social da SE Palmeiras, em São Paulo. (Foto: Fabio Menotti)
Jantar em comemoração aos 40 anos da conquista da Taça Continental de Futebol de Salão, realizado no restaurante Jardim Suspenso, no Clube Social da SE Palmeiras, em São Paulo. (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras realizou um jantar em sua sede social na última quinta-feira (29) em homenagem aos 40 anos da conquista da Taça Continental de Futebol de Salão, um dos grandes momentos do esporte do clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Com a presença de atletas responsáveis pelo título e membros da diretoria alviverde, os goleiros Jacó, Claudinei e Herrera, os fixos Ramon e Tatão, os alas Zego, Amarildo, Aguinaldo, Cecil, Claudinho e Amílcar e os pivôs Fabinho, Guina e Ruy receberam homenagens feitas por Mauricio Galliote.

Um dos atletas com mais rodagem dentro do elenco campeão, o fixo Ramon, atual presidente da Federação Paulista de Futsal (FPFS), disse, em entrevista à TV Palmeiras, sobre a emoção do título.

– Falar quantas vezes o Palmeiras foi campeão seria algo ‘maluco’ para nós, pois a própria FPFS, na década de 90, nomeou o clube como o maior campeão do século. Em 1981, tínhamos uma equipe jovem e não estávamos entre os favoritos, mas dentro da nossa casa e com a nossa torcida, esse título não poderia sair daqui. Jogamos machucados, treinamos muito e sabíamos da nossa força – analisou o ex-camisa 4.

Quem também relembrou com emoção a conquista foi o presidente Mauricio Galiotte. Presente nas arquibancadas do ginásio, o cartola falou da importância da taça.

– Essa foi a maior conquista da modalidade na história do Palmeiras e é uma alegria muito grande poder homenageá-los. Faltam palavras para agradecer todos os atletas e comissão técnica, mas o acontecimento está na história e ninguém muda o que foi feito […] Palmeiras campeão no campo e no salão – disse o presidente.

O CAMPEONATO:

Em 1981, o jornal A Gazeta Esportiva, a empresa Souza Cruz, a Comunicações Nicolini, a Federação Paulista de Futebol de Salão e a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) resolveram criar o primeiro campeonato oficial internacional da modalidade.

Disputado em São Paulo, o certame reuniu Palmeiras, Corinthians, Gercan e São Paulo (todos de São Paulo), Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Monte Sinai (do Rio de Janeiro), Atlético e Olympico (de Minas Gerais), Grêmio (do Rio Grande do Sul), Sumov (do Ceará), Olímpia (do Paraguai), Rosário Central e Newell’s Old Boys (da Argentina) e Peñarol (do Uruguai).

O Verdão ficou no grupo D, ao lado de Newell’s Old Boys, Atlético Mineiro e Monte Sinai. Sem dificuldades, o clube bateu os argentinos por 12 a 0, os mineiros por 1 a 0 e fecharam com empate por 1 a 1 diante do Monte Sinai.

Nas quartas, bateu o tradicional rival paulista Gercan, por 2 a 0. A dificuldade aparecia na fase seguinte, diante do Vasco. Em semifinal disputada, no tempo regulamentar o jogo ficou empatado em 2 a 2; já na disputa dos pênaltis, o Alviverde venceu por 3 a 1.

A decisão colocou o Verdão frente a frente com o Olympico, também invicto, com ginásio Palestra Italia lotado pela massa alviverde. Em jogo pegado Fabinho, aos 9 minutos do segundo tempo, colocou a bola no fundo da rede adversária. Explosão na arquibancada e o título mais importante da modalidade palmeirense. Além da conquista invicta e autor do gol decisivo, Fabinho foi o artilheiro do torneio com dez gols marcados.

LEIA MAIS