
O Palmeiras começa o Campeonato Brasileiro de 2026 nesta quarta-feira (28) com apenas um reforço oficializado até o momento: o volante Marlon Freitas, anunciado em 4 de janeiro. O jogador, no entanto, já vem provando seu valor neste início de temporada sendo um dos destaques do Verdão no Campeonato Paulista.
Com apenas quatro partidas disputadas pelo Palmeiras, Marlon Freitas é visto internamente como um jogador de rápida adaptação, e, no vestiário, capaz de assumir papel ativo nas conversas com os companheiros, liderança que carrega desde a passagem pelo Botafogo.
Mudança de rota
Camisa 8 de origem, mas atuando como 5 ao lado de Andreas Perreira – ou Larson, enquanto Andreas esteve machucado – a adaptação mudou alguns caminhos do Palmeiras no mercado da bola. A ideia inicial da diretoria era buscar um volante de contenção para preencher o espaço deixado por Aníbal Moreno, negociado com o River Plate.
No entanto, o impacto imediato de Marlon, aliado a outras movimentações do elenco, levou o Departamento de Futebol a rever esse planejamento. Além dele, a boa resposta do recém-promovido Luis Pacheco, a chegada do ex-capitão do Botafogo fez o Palmeiras ajustar a estratégia no mercado. Hoje, a avaliação interna é de que a busca por um camisa 5 deixou de ser prioridade imediata. Além da dupla, o setor ainda conta com Emiliano Martínez.
Modelo de negócio
O meio-campista, que vinha de duas temporadas como capitão do Botafogo, onde foi peça fundamental nos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2024, foi contratado para reforçar o meio-de-campo após a saída de Aníbal Moreno. O jogador de 30 anos assinou contrato até dezembro de 2028, por cerca de 6 milhões de dólares (aproximadamente R$ 33 milhões) ao Botafogo.