NA HISTÓRIA

Palmeiras: João Martins iguala Luxemburgo em jogos como técnico no Nubank Parque

Auxiliar de Abel Ferreira chega a 16 partidas no estádio e alcança marca de um dos treinadores mais vitoriosos da história do Verdão no local

O Palmeiras terá uma mudança no comando à beira do campo nesta quinta-feira (8), às 21h30 (de Brasília), diante do Bahia, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Suspenso pelo STJD, Abel Ferreira não poderá comandar a equipe no Nubank Parque, e João Martins será novamente o responsável por orientar o Verdão durante a partida.

A partida terá um significado especial para o auxiliar português. João Martins chegará ao seu 16º jogo como comandante do Palmeiras no estádio, igualando o número de partidas de Vanderlei Luxemburgo no Nubank Parque.

O retrospecto de Martins é positivo: 10 vitórias, três empates e duas derrotas, enquanto Luxemburgo encerrou sua passagem de 2020 pelo estádio com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. O levantamento de Luxemburgo registra justamente 16 jogos no Allianz Parque naquela passagem.

João Martins busca ampliar retrospecto positivo

A presença de João Martins no banco não é novidade para o Palmeiras. O auxiliar português é o principal substituto de Abel Ferreira desde a chegada da comissão técnica e já assumiu o comando em diversas oportunidades.

Em setembro, durante outra suspensão de Abel pelo Campeonato Brasileiro, Martins comandou o Palmeiras na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, também no Nubank Parque. Com aquele resultado, ele chegou a 39 partidas como comandante do time principal.

anking de técnicos no estádio

Com 16 jogos, João Martins passa a dividir com Luxemburgo uma posição importante no ranking de treinadores que mais comandaram o Palmeiras no estádio desde a inauguração do Nubank Parque.

O topo, porém, pertence com folga a Abel Ferreira. O português já soma 173 partidas no estádio como técnico do Palmeiras.

Confira os principais números:

TécnicoJogos no Allianz/Nubank Parque
Abel Ferreira173
Cuca35
Felipão30
Marcelo Oliveira22
Oswaldo Oliveira18
Roger Machado18
João Martins16
Vanderlei Luxemburgo16

A marca ganha ainda mais relevância porque João Martins pode ultrapassar Luxemburgo dependendo da sequência de partidas que comandar no estádio. O português já demonstrou bom desempenho como substituto de Abel e terá, contra o Bahia, mais uma oportunidade de manter esse retrospecto.

Abel cumpre última partida de suspensão no Brasileirão

A ausência de Abel nesta quinta-feira acontece por causa da suspensão de três partidas aplicada pelo STJD após o treinador chutar um equipamento de áudio durante o empate com o Mirassol. Bahia será o último jogo do gancho no Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras recebe o Bahia às 21h30, no Nubank Parque. Depois do confronto, Abel estará novamente disponível para comandar a equipe no clássico contra o Corinthians, no domingo (11).

Além da suspensão no Brasileirão, Abel também recebeu um jogo de gancho da Conmebol pela expulsão contra a LDU, mas essa punição será cumprida na ida da semifinal da Libertadores contra o Fluminense, no Maracanã, em 14 de outubro. João Martins e Vítor Castanheira devem representar o treinador português naquela partida.