O Palmeiras tem acumulado participações tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil e mesmo os sistemas classificatórios sendo diferentes, o time sempre cumpriu o que melhor sabe fazer que é desempenhar um bom futebol. Desde a sua fundação, em 1914, o clube soma 10 títulos no Campeonato Brasileiro e 3 na Copa do Brasil (1998, 2012 e 2015).
Como funciona a Copa do Brasil?
O sistema classificatório é o mata-mata e desde o 2016 o visitante precisa de uma vantagem de dois gols, se quiser classificar para a fase seguinte ainda no jogo de ida. Em caso de empate, leva-se em conta o saldo de gols. Desde 2017, o gol fora de casa já não é levado em conta como critério de desempate.
Atualmente, o campeonato tem 91 participantes, que saem dos campeonatos estaduais e torneios regionais e as vagas se distribuem segundo as unidades de federação. O torneio cede aos times a chance de ir à Copa Libertadores de América, da mesma forma que o Brasileirão.
O interessante da competição é inclusão de times das diferentes categorias e campeonatos do Brasil. Nele, vemos o campeão brasileiro ou da Copa Libertadores de América jogando contra um time da Série B, ou até Série C. Essa democracia torna muito atrativa e competitiva, a Copa do Brasil.
As vitórias de 1998, 2012 e 2015
1998: O Palmeiras venceu, com gols de Paulo Nunes e Oséas, o Cruzeiro. Este título levou o time à Copa Libertadores de América do ano seguinte, na qual se sagraria campeão.
2012: Com uma vitória em Barurei e um empate no Couto Pereira, o Palmeiras superou Coritiba, classificando-se para a Copa Libertadores de 2013.
2015: Nesse ano, foram inclusos na Copa Brasil o campeão da Copa Verde e da Copa Nordeste. O Palmeiras derrotou o Santos, rival, nos penâltis.
Copa Libertadores de América de 1999
O Palmeiras foi campeão daquele torneio. A final foi contra o Deportivo Cali, da Colômbia e se decidiu com pênaltis. Com esta vitória, o Palmeiras conseguiu o único troféu que lhe faltava na galeria.
E agora quando vai voltar a Copa do Brasil?
Desde o dia 16 de março, a CBF suspendeu todas as séries e campeonatos do Brasil. A Copa do Brasil tinha um mês de jogos e 70 partidas realizadas. Essa interrupção complicou as datas ao ponto de não se saber como readequar o calendário e dar andamento ao torneio. A ideia, no entanto, é chegar à final até dia 16/09.
Mesmo com esta intenção, falta saber como será a evolução pandemia e esperar as autoridades sanitárias darem sua autorização de retomada das atividades e permitir aglomerações.
O Palmeiras está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil por seu terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2019. A história do clube e as boas estatísticas o acompanham em mais uma jornada na qual será protagonista.