90 minutos separam o Palmeiras de Felipão de uma vaga que não vem a quase 10 anos. Desde 2009 o alviverde não consegue ficar entre os oito melhores times da Copa Libertadores.
Com a melhor campanha desta edição de 2018, basta um empate ou até uma derrota por um gol de diferença diante do Cerro Porteño no Allianz Parque, para o alviverde chegar às quartas.
A última vez que o Verdão avançou em uma fase de oitava de final do torneio continental, foi diante do Sport na Ilha do Retiro. A partida foi uma das maiores dentre tantas da carreira do ídolo Marcos.
Após grandes defesas no tempo normal, o camisa 12 defendeu 3 pênaltis e saiu com os dedos apontados para o céu comemorando a classificação. Tal gesto naquele santo dia virou tatuagem para muitos palmeirenses.
Nas quartas, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo foi eliminado pelo Nacional do Uruguai após dois empates. 1 a 1 no Parque Antártica, e 0 a 0 em Montevidéu. Os uruguaios avançaram no critério do gol marcado fora de casa.
Depois de 2009, o Palmeiras ficou 3 anos sem disputar a Libertadores. Em 2013, mais uma vez o clube parou nas oitavas de final, dessa vez para o Tijuana do México.
O clube voltaria a disputar o torneio da Conmebol somente 2 anos depois, parando na fase de grupos em 2016.
No ano passado, mais uma vez derrota nas oitavas de final. Dessa vez nos pênaltis para o Barcelona do Equador.
Relembre como foi a épica classificação do Palmeiras para as quartas de final da Libertadores de 2009: