VICE-LÍDER

Palmeiras perde liderança em ranking da Conmebol após assumir liderança em dezembro de 2023

Verdão foi superado pelo River Plate, da Argentina, e voltou a ocupar vice-liderança; equipe de Abel Ferreira é o brasileiro melhor colocado desde 2022

A Conmebol atualizou nesta segunda-feira (16) seu ranking de clubes para a próxima temporada. Líder do ranking em 2024, o Palmeiras foi superado River Plate, da Argentina, e voltou para a vice-liderança da lista. O Verdão havia emplacado a primeira colocação na última atualização do ranking, em dezembro de 2023.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gustavo Gómez comenta temporada do Palmeiras

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

O Verdão é o brasileiro melhor colocado desde 2022, quando virou o vice-líder da lista. O time de Abel Ferreira permaneceu na segunda colocação em 2023 até assumir a primeira colocação do River Plate em 2024. Para 2025, a equipe volta ao segundo lugar atrás novamente dos argentinos.

Para a elaboração do seu ranking, a Conmebol leva em consideração dois fatores: desempenho na Libertadores e na Sul-Americana nos últimos 10 anos (com peso maior para as edições mais recentes), e coeficiente histórico (pontuação atribuída às participações nas duas competições entre 1960 e 2013). Os campeões nacionais também recebem 50 pontos de bonificação.

Além do Palmeiras, outros 11 brasileiros aparecem no top-30. Flamengo (4), Atlético-MG (7), São Paulo (8), Athletico-PR (9), Fluminense (10). Grêmio (11), Internacional (15), Corinthians (18), Santos (19), Botafogo (21) e Cruzeiro (26) também são listados entre os principais clubes do continente.

Além de definir os potes dos sorteios de competições como a Libertadores e a Sul-Americana, o ranking também garante vagas no Mundial de Clubes. O torneio disputado em 2025 contará com a participação de seis clubes sul-americanos, e, além dos campeões da CONMEBOL Libertadores de 2021 a 2024, as outras duas vagas restantes foram definidas através do ranking publicado em 2023 e válido para o ano letivo de 2024. Para o próximo mundial, o critério deve ser mantido.

Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números Palmeiras hoje: Arthur Cabral na mira, Sampaio fica e Dudu diz adeus Balanço das contratações do Palmeiras em 2024