Notícias Palmeiras

Palmeiras possui retrospecto favorável em duelos eliminatórios diante do Flamengo

São cinco embates vencidos pelo Verdão contra três do adversário carioca

Deyverson em ação na final da Libertadores (Foto: Cesar Greco)
Deyverson em ação na final da Libertadores (Foto: Cesar Greco)

Palmeiras e Flamengo se encaram nesta quarta-feira (7), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto pelo torneio nacional é o nono mata-mata da história do clássico interestadual, com vantagem ampla do Verdão: cinco a três em duelos vencidos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Vitor Reis renova contrato com o Palmeiras até 2028

São mais de 80 anos de disputas eliminatórias. A primeira aconteceu em 1943, pela Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo – torneio reunia os campeões estaduais de Rio e São Paulo. Vitória alviverde em jogo único por 3 a 0 no Pacaembú e título erguido ao final do combate.

No último encontro, na Supercopa do Brasil de 2023, roteiro semelhante. No Estádio Mané Garrincha, o time de Abel Ferreira superou o Flamengo de virada, por 4 a 3 – mais uma conquista em jogo único. Essa também é a última vitória alviverde contra o adversário carioca.

Em 2021, a principal vitória do confronto: triunfo do Palmeiras por 2 a 1 em Montevideu, no Uruguai, pela final da Libertadores. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, brilhou a estrela de Deyverson, que marcou já na prorrogação para garantir o tricampeonato da América.

Em outras duas oportunidades, o Verdão venceu em duelos mata-mata que não valiam títulos. Em ambas, viradas palestrinas. Classificação nas quartas de final da Copa do Brasil de 1999 após derrota por 2 a 1 e vitória por 4 a 2 e vaga garantida à final da Copa dos Campeões de 2000 depois de perder por 1 a 0, vencer o duelo decisivo por 2 a 1 e garantir a vaga nos pênaltis.

Para se classificar nesta quarta-feira (7), o time de Abel Ferreira terá que repetir os feitos de 1999 e 2000 e reverter um placar negativo. Após derrota por 2 a 0 no Maracanã, somente um triunfo por três gols de diferença garante vaga para às quartas de final – uma vitória por dois gols leva a decisão aos pênaltis.

DERROTAS TAMBÉM VALERAM TAÇAS

As três derrotas em jogos eliminatórios contra o Flamengo também marcaram a história do Verdão, apesar de minoria dentro do confronto.

A última pela final da Supercopa do Brasil de 2021. Após jogo eletrizante no Mané Garrincha, o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar reservou uma emocionante disputa por pênaltis. 6 a 5 na marca da cal com dois match_points desperdiçados pelo time alviverde – Danilo e Luan perderam os arremates que poderiam garantir a taça.

As duas outras ocasiões em que saiu derrotado pelo adversário carioca aconteceram na Copa do Brasil e Copa Mercosul. Na competição nacional, vitórias do Flamengo por 2 a 0 e 1 a 0 na semifinal do torneio. Pelo continental, derrota por 4 a 3 no Maracanã e empate em 3 a 3 no Palestra Italia e vice-campeonato do torneio precursor da Copa Sul-Americana.

O confronto de volta das oitavas da Copa do Brasil contra o Flamengo acontece nesta quarta-feira (7) às 20h (de Brasília) no Allianz Parque.

Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços Palmeiras hoje: Verdão sinaliza para empréstimo de Rômulo, mas meia quer permanecer Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão faz consulta por Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda