Palmeiras e Flamengo se encaram nesta quarta-feira (7), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto pelo torneio nacional é o nono mata-mata da história do clássico interestadual, com vantagem ampla do Verdão: cinco a três em duelos vencidos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Vitor Reis renova contrato com o Palmeiras até 2028
São mais de 80 anos de disputas eliminatórias. A primeira aconteceu em 1943, pela Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo – torneio reunia os campeões estaduais de Rio e São Paulo. Vitória alviverde em jogo único por 3 a 0 no Pacaembú e título erguido ao final do combate.
No último encontro, na Supercopa do Brasil de 2023, roteiro semelhante. No Estádio Mané Garrincha, o time de Abel Ferreira superou o Flamengo de virada, por 4 a 3 – mais uma conquista em jogo único. Essa também é a última vitória alviverde contra o adversário carioca.
Em 2021, a principal vitória do confronto: triunfo do Palmeiras por 2 a 1 em Montevideu, no Uruguai, pela final da Libertadores. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, brilhou a estrela de Deyverson, que marcou já na prorrogação para garantir o tricampeonato da América.
Em outras duas oportunidades, o Verdão venceu em duelos mata-mata que não valiam títulos. Em ambas, viradas palestrinas. Classificação nas quartas de final da Copa do Brasil de 1999 após derrota por 2 a 1 e vitória por 4 a 2 e vaga garantida à final da Copa dos Campeões de 2000 depois de perder por 1 a 0, vencer o duelo decisivo por 2 a 1 e garantir a vaga nos pênaltis.
Para se classificar nesta quarta-feira (7), o time de Abel Ferreira terá que repetir os feitos de 1999 e 2000 e reverter um placar negativo. Após derrota por 2 a 0 no Maracanã, somente um triunfo por três gols de diferença garante vaga para às quartas de final – uma vitória por dois gols leva a decisão aos pênaltis.
DERROTAS TAMBÉM VALERAM TAÇAS
As três derrotas em jogos eliminatórios contra o Flamengo também marcaram a história do Verdão, apesar de minoria dentro do confronto.
A última pela final da Supercopa do Brasil de 2021. Após jogo eletrizante no Mané Garrincha, o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar reservou uma emocionante disputa por pênaltis. 6 a 5 na marca da cal com dois match_points desperdiçados pelo time alviverde – Danilo e Luan perderam os arremates que poderiam garantir a taça.
As duas outras ocasiões em que saiu derrotado pelo adversário carioca aconteceram na Copa do Brasil e Copa Mercosul. Na competição nacional, vitórias do Flamengo por 2 a 0 e 1 a 0 na semifinal do torneio. Pelo continental, derrota por 4 a 3 no Maracanã e empate em 3 a 3 no Palestra Italia e vice-campeonato do torneio precursor da Copa Sul-Americana.
O confronto de volta das oitavas da Copa do Brasil contra o Flamengo acontece nesta quarta-feira (7) às 20h (de Brasília) no Allianz Parque.