O Palmeiras entra em campo neste domingo (12) para lutar pela classificação à final do Paulistão Feminino. Jogando na Neo Química Arena, o Alviverde enfrenta o Corinthians, que venceu o primeiro Dérbi da semifinal por 1 a 0, graças ao gol anotado por Mariza, no fim do primeiro tempo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Para conquistar um espaço na decisão e continuar defendendo o título estadual, as Palestrinas precisam alcançar quebrar um tabu que existe desde a reativação da modalidade em 2019. No período, o Verdão nunca conseguiu eliminar o rival de um torneio mata-mata.
Quando se trata de jogos contra o Corinthians, o Palmeiras de Belli apresenta um aproveitamento pouco superior a 16%, conseguindo apenas uma vitória em 16 partidas, contra dez triunfos do rival – também ocorreram cinco empates.
A única vitória do atual comandante sobre a equipe rival aconteceu no Paulistão Feminino de 2022. Jogando no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, o Alviverde venceu por 2 a 0, com gols de Poliana e Paty (contra). No entanto, neste embate, as Palestrinas enfrentaram um time alternativo do rival, umas vez que Artur Elias poupou as principais atletas da equipe para a final do Brasileirão, que aconteceria três dias depois do clássico.
Já quando se trata de disputas em mata-mata, o rival leva vantagem com 100% de aproveitamento, tendo eliminado o Palmeiras em todas as cinco oportunidades em que os times mediram forças.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Ancelotti, técnico do Real Madrid, exalta Endrick
O primeiro confronto entre os clubes em uma fase decisiva de campeonato aconteceu pela semifinal do Brasileirão Feminino em 2020, com o Corinthians avançando após um empate de 0 a 0 e uma vitória de 3 a 0. Poucos dias depois, mais uma eliminação na semifinal, mas desta vez pelo Paulistão Feminino. No jogo de ida, o Corinthians venceu por 1 a 0, o que tornou o empate em 2 a 2 na volta insuficiente para o Alviverde avançar.
Um ano mais tarde, a eliminação veio em forma de derrota na final do Brasileirão Feminino, com o Palmeiras perdendo a ida por 1 a 0 e a volta por 3 a 1. Em 2022, foi registrado o placar mais elástico em um confronto mata-mata. Após perder o primeiro jogo por 2 a 1, o cenário de incentivo foi montado para empurrar as Palestrinas, porém o jogo de volta ficou marcado pelo afastamento da zagueira argentina Agustina Barroso, que também acarretou na saída da também zagueira Thais Ferreira. Apresentando um desgaste emocional por conta do ocorrido, as Palestrinas foram goleadas no Allianz Parque por 4 a 0.
O embate decisivo mais recente entre as duas equipes aconteceu no último dia 21 de outubro pela final de Libertadores Feminina. Atual campeão, o Palmeiras até então fazia uma campanha perfeita, tendo cinco vitórias em cinco jogos, mas na decisão, acabou sendo superado em 1 a 0, com gol de Millene.
Agora, com o placar adverso, o Verdão precisa vencer para avançar até a decisão, para defender o título do estadual. Uma vitória por dois ou mais gols de diferença garante as Palestrinas na decisão. Já em caso de vitória por um gol de diferença, a vaga será decidida nas penalidades.
Palmeiras e Corinthians se enfrentem neste domingo (12), às 11h, na Neo Química Arena. A partida terá transmissão de SporTV, TV Cultura, TNT, HBO Max, YouTube Paulistão e Centauro (YouTube, Facebook e TikTok).