
Palmeiras e Botafogo voltam a se enfrentar em um cenário repetido do ano de 2024. Os clubes se reencontram nas oitavas de final da Copa do Mundo de clubes da FIFA 2025. A recente rivalidade nacional entre as equipes ganha um novo capítulo.
Em 2024, deu Botafogo
Em 2024, as equipes se encontraram nas oitavas de final da Conmebol Libertadores, que acabaria vencida pela equipe carioca. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no Estádio Nilton Santos, e o Palmeiras perdeu por 1 a 0.
Na volta, o Verdão buscou o empate com Rony e Flaco López mesmo após o adversário abrir 2 a 0 no placar. Gustavo Gómez chegou a fazer o gol que levaria para as penalidades, mas o VAR anulou por um toque na mão.
Mais tarde, ainda em 2024, as equipe duelariam até o final pelo título do Brasileirão, mas em confronto direto no Allianz Parque, o clube carioca venceu o Palmeiras por 3 a 1.

Português lá, português cá
Assim como em 2024, ambas as equipes contam com treinadores portugueses no comando. O Palmeiras tem Abel Ferreira desde outubro de 2020. O treinador de 47 anos é o que mais ganhou títulos na história do Verdão.
Do lado do Botafogo está Renato Paiva, que teve passagens por Independiente del Valle, Léon-MÉX, Bahia e Toluca-MÉX. O treinador chegou desacreditado no clube carioca e não fez um bom início de temporada, mas vem se consolidando na atual Copa do Mundo de clubes.

Rivalidade?
Nos últimos anos as equipes têm brigado por títulos em quase todas as competições. Em 2023, o Palmeiras foi campeão brasileiro com os cariocas sendo vice-campeões após perder grande ‘gordura’ na liderança.
Em 2024, o Verdão chegou a assumir a ponta nas últimas rodadas, mas perdendo em casa para o adversário, perdeu a ponta da tabela. E ainda se enfrentaram nas oitavas de final da Libertadores.
Em 2025, voltam a se reencontrar em uma competição eliminatória. No Brasileirão, já se enfrentaram e ficaram no 0 a 0.

Próximos jogos do Palmeiras
- Palmeiras x Botafogo – Copa do Mundo de Clubes da FIFA – 28/6 (sábado), 13h (de Brasília)