Neste domingo (22), o Palmeiras visita o Vasco, em Brasília, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, em mais um jogo decisivo para tentar seguir na busca pelo título do Campeonato Brasileiro. Na partida, o Verdão reencontrará o técnico Rafael Paiva, atual comandante dos cariocas, que tem uma bela e importante história na base palmeirense.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel comenta possibilidade de seguir no Palmeiras até 2030
Paiva foi contratado para dirigir o elenco Sub-17 do Alviverde em 2022, após se destacar justamente no Vasco. No Verdão, treinou Endrick, Luis Guilherme e Estêvão na conquista da Tríplice Coroa Sub-17 em 2022, com as taças do Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil da categoria. Em 2023, repetiu parte do feito ao conquistar novamente os dois troféus nacionais.
Na Academia de Futebol II, o treinador foi parte importante da “revolução” iniciada desde a gestão Paulo Nobre, que transformou a base palestrina em uma potência. Como comandante da geração 2006, boa parte das Crias que hoje brilham no time de Abel Ferreira foram lapidadas pelo treinador.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Paiva deixou o Palmeiras em janeiro de 2024 para dirigir o Sub-20 do Vasco. Em abril, assumiu o time profissional interinamente depois da saída de Ramón Díaz e, desde então, vem liderando o time em boa campanha no Brasileirão. Durante a última semana, o presidente do clube, o ex-jogador Pedrinho, confirmou que o treinador está efetivado no cargo.
– O Paiva é um cara inteligentíssimo, estudioso e deu uma resposta, foi dando uma resposta positiva. Aquilo ali também me ajudou. Com muita humildade mesmo, eu falo, foi desempenhando, foi ganhando e isso foi me me dando segurança de manter o Paiva – comentou em entrevista ao Podcast Amigos Futebol Clube.
No total, Rafael Paiva comandou o Vasco em 23 jogos, com 11 vitórias, sete empates e apenas cinco derrotas. O bom aproveitamento colocou o clube na parte da cima da tabela e na semifinal da Copa do Brasil.
O Vasco é o atual nono colocado do Brasileirão, com 35 pontos conquistados. O Palmeiras, por sua vez, é o vice-líder, com 50, três a menos que o líder Botafogo, que soma 53. O Verdão busca o tricampeonato consecutivo, após vencer o troféu em 2022 e 2023. Este seria o 13º título da competição na história do clube.