O próximo desafio do Palmeiras será contra o Vasco, pela 21ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque. O confronto marcará o reencontro do Verdão com o técnico argentino Ramón Díaz, que foi o comandante do River Plate no final da década de 90 e disputou a semifinal da Libertadores de 1999 contra o Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras lança a nova camisa III para as temporadas 2023/2024
Ramón Díaz foi jogador profissional e começou no próprio River Plate e chegou a jogar a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Após se aposentar, ele deu início à sua carreira como técnico pela equipe argentina que o revelou.
Durante sua primeira passagem pelo time, entre 1996 e 2002, Ramón enfrentou o Palmeiras em seis oportunidades. As mais marcantes ocorreram pela Libertadores de 1999, em duas partidas válidas pela semifinal da competição. Na ida, na Argentina, a boa atuação de Marcos, que ganhou o apelido de Santo após a partida, foi o grande destaque do embate. O goleiro foi o principal nome da equipe e evitou uma derrota maior – a partida terminou em 1 a 0 para os donos da casa.
O jogo de volta foi no Palestra Itália e, desta vez, o meia Alex foi o principal nome palestrino no embate. O camisa 10 anotou dois dos três gols na goleada por 3 a 0 contra o River. Com a vitória, o Palmeiras garantiu uma vaga na final, conquistando o primeiro título continental de sua história diante do Deportivo Cali.
Meses depois, Verdão e Ramón Díaz voltaram a se enfrentar, mas dessa vez pela Copa Mercosul (hoje Copa Sul-Americana) de 1999. Verdão e River Plate estavam no mesmo grupo e jogaram duas partidas. Empate em 3 a 3 na Argentina e um 3 a 0 em favor dos brasileiros no Palestra Itália. O Alviverde se classificou para fase seguinte e perdeu na final para o Flamengo.
Na Mercosul de 2001, os argentinos estavam no mesmo grupo do Verdão mais uma vez. O primeiro jogo, disputado em São Paulo, terminou em empate em 2 a 2. Um mês depois, nova igualdade na Argentina em 3 a 3. O Palmeiras não conseguiu se classificar para o mata-mata e deu adeus precocemente à competição continental. Ao todo foram seis jogos entre Ramón e Palmeiras, duas vitórias alviverdes, três empates e uma derrota.
Agora, o Palmeiras volta a encontrar Ramón Díaz. O treinador assinou com o Vasco após passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. O clube árabe foi o responsável pela eliminação do Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes de 2022. O jogo pelo Brasileirão está marcado para este domingo (27) às 18h30 (de Brasília).