Fotos: César Greco/ Ag. Palmeiras
O Palmeiras enfrenta o Corinthians na noite desta quarta-feira (5), em Itaquera, pelo primeiro jogo da final do Paulistão 2020. Com a decisão do mesmo campeonato de dois anos atrás ainda entalada na garganta, o elenco alviverde precisa de um bom resultado para conquistar o título no sábado, em seu estádio.
A curiosidade é que daquele elenco vicecampeão paulista de 2018, apenas dois titulares que atuaram naquela partida devem entrar jogando hoje na Arena Corinthians. Marcos Rocha e Willian são os únicos dos 11 prováveis de Luxa que atuaram naquela tarde de 8 de abril.
Ao todo, nove jogadores do atual elenco do Verdão já defendiam o Palmeiras na sua última final de Estadual.
Weverton era reserva de Jaílson e jogará a sua primeira final com a histórica camisa 1 da Academia de Goleiros. Prass, um dos maiores ídolos deste século deixou o clube no final de 2019 sem conquistar um Paulista.
Assim como Weverton, Luan é outro que está na foto, mas vai estrear em decisões, ao lado de Gómez, que foi contratado somente no meio daquele ano de 2018. A dupla de zaga alviverde no último Dérbi que valeu taça foi formada por Thiago Martins e Antônio Carlos. Emerson Santos, é outro que está na foto, e até deixou o clube depois, mas está de volta e faz parte do elenco de Luxa hoje.
Titular na lateral esquerda naquela oportunidade, Victor Luís foi emprestado mais uma vez ao Botafogo. Diogo Barbosa é outro que fez parte daquela decisão, mas assim como em 2018, deve assistir a final do banco, uma vez que o uruguaio Matías Viña está liberado para retornar.
No meio campo, as maiores mudanças do Palmeiras nesses dois anos. Bruno Henrique, Tchê Tchê, Moisés e Thiago Santos, dão lugar a Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires. O capitão do Deca é o único entre os antigos citados que ainda segue no clube, mas deve ficar como opção no banco de reservas.
No ataque, outras duas grandes mudanças. O Verdão perdeu Dudu, grande ídolo, capitão e protagonista daquela polêmica decisão de 2018, e no seu lugar ganhou o veloz Rony.
Já Luiz Adriano assumiu o ataque e substitui Miguel Borja, que fez gol no primeiro jogo da decisão.
Felipe Melo não está na foto desta final, pois foi expulso no 1º jogo em Itaquera e desfalcou o alviverde na finalíssima. O atual capitão do Palmeiras dessa vez deve estar em campo no segundo jogo.
Lucas Lima é outro que já fazia parte daquele time e foi titular. Em 2020 o camisa 20 deve ficar como opção para a segunda etapa da final do Estadual.
Deyverson e Guerra, presentes lado a lado na foto de capa deste texto, ainda estão no Palmeiras, mas não fazem parte do planejamento de Luxemburgo para esta temporada.
Na comissão técnica do Palmeiras também tivemos algumas substituições. Jomar Ottoni, Oscar Rodriguez, Thiago Santi e Omar Feitosa deixaram o clube, juntamente com Roger Machado e seus auxiliares.
O fato de ter uma nova comissão técnica e jogadores bem diferentes daquela traumática final, pode ser algo benéfico para o Verdão, que chega muito pressionado para dar uma resposta para a sua torcida e enfim conquistar uma taça que não vem há 12 anos.