O Palmeiras foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 na noite da última quinta-feira (21), em Porto Alegre, pela 24ª do Campeonato Brasileiro, e encerrou série de oito partidas sem ter a defesa vazada. O resultado negativo e o fim da ‘baliza zero’ ocorrem no último teste antes da partida diante do Boca Juniors, pela semifinal da CONMEBOL Libertadores.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A atual sequência era maior sem ser vazada da equipe desde que Abel Ferreira assumiu o Verdão, em outubro de 2020. A marca também se aproximou de mais um recorde na história do clube. Por quatro jogos, a série não foi a mais longa seguida com a defesa intacta – em 1987, sob comando de Valdemar Carabina, o Verdão passou 12 duelos em branco.
A última vez em que o Palmeiras havia sofrido um gol, e perdido uma partida, tinha acontecido há mais de um mês, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense no Maracanã, no dia 5 de agosto. No jogo, Abel escalou uma equipe mista em função da proximidade do confronto com o Atlético-MG pelas oitavas de final da Libertadores.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel destaca volume de jogo e falta de eficácia do Palmeiras contra o Grêmio
A atual sequência teve início em uma partida de Libertadores, na qual o Verdão empatou sem gols com o Atlético-MG no Allianz Parque pelas oitavas de final. Depois, vitórias sobre Cuiabá (2 a 0), Cruzeiro (1 a 0), Vasco (1 a 0), goleada por 4 a 0 diante do Deportivo Pereira na Colômbia e, 0 a 0 no jogo de volta contra os colombianos em São Paulo e outro 0 a 0 no Dérbi, além do 1 a 0 sobre o Goiás.
Mesmo alternando peças do sistema defensivo, o time conseguiu manter a solidez. Marcelo Lomba substituiu Weverton na vitória sobre o Cruzeiro, enquanto a zaga revezou duplas entre Gustavo Gómez, Murilo e Luan até atuar com o trio junto, como foi no empate com o Deportivo Pereira. No Dérbi, Murilo foi expulso, dando vaga a Luan novamente.
Contra o Grêmio, nada funcionou. Sem apoio dos laterais, que terminaram o duelo com baixo índice de carto em cruzamentos e números de ações defensivas, a equipe viu Gustavo Gómez virar atacante no segundo-tempo e deixar Murilo sozinho na defesa. Para Abel Ferreira, o desempenho abaixo não assusta.
– Cada jogo tem uma história, cada adversário é diferente, cada contexto é diferente, não dá para comparar, agora teremos uma competição diferente, um campo diferente. Esse jogo já passou, é dar parabéns ao Grêmio – disse o treinador português em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0.
Com o resultado negativo em Porto Alegre, o Palmeiras mantém a vice-liderança do Brasileirão com 44 pontos, já que o próprio Grêmio, apesar da vitória, ainda fica a um ponto de diferença do Maior Campeão do Brasil.
O Verdão terá uma semana de descanso e preparo para enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, em La Bombonera, pela ida da semifinal da Libertadores. O jogo acontece no dia 28 de setembro, às 21h30 (de Brasília).