O baixo desempenho do Palmeiras dentro de casa na reta final do Campeonato Brasileiro custou o título da competição aos comandados de Abel Ferreira. Com duas derrotas em casa nas últimas rodadas do torneio nacional, a equipe perdeu não apenas a taça para o Botafogo, mas viu ruir o melhor ano em seu estádio.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ao todo, foram 25 jogos no Allianz Parque em 2024, com 18 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 45 gols marcados e 20 sofridos, com 77,3% de aproveitamento dos pontos. Apesar do bom desempenho e aproveitamento, a situação poderia ser melhor se não fosse as derrotas para Botafogo, na 36º rodada, e Fluminense, na 38º.
Antes de encarar o Botafogo em casa, no dia 26 de novembro, o Verdão ostentava o melhor aproveitamento de pontos da história do Allianz Parque, com 84,06%, e o melhor índice de vitória, 78,26%, da história do estádio. Na ocasião, eram 18 triunfos, quatro empates e apenas uma derrota em 23 jogos.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gomez é premiado com o Bola de Prata de 2024
A equipe viveu nesta temporada o ano com mais jogos como mandante longe do Allianz Parque desde a abertura da arena, em 2014, com nove partidas atuando em outros estádios. Foram sete partidas na Arena Barueri e duas no Brinco de Ouro, casa do Guarani, em Campinas, cidade a 90 quilômetros de São Paulo.
O alto número de ausências do clube no estádio em 2024 se dá pelo elevado número de eventos no Allianz Parque, além de reformas no gramado do local. Entre fevereiro e abril, o Palmeiras não atuou dentro casa devido a problemas no gramado sintético, que passou por reforma. Foram cinco jogos durante o período – todos válidos pelo Campeonato Paulista e disputados na Arena Barueri.
Já em meio ao Campeonato Brasileiro foram quatro saídas devido ao calendário de shows da arena. No primeiro turno, derrotas contra Internacional e Athletico-PR, ambas na Arena Barueri. Já durante a segunda metade da competição nacional, os comandados de Abel Ferreira venceram o Cuiabá e Atlético-MG em Campinas.
Além 2024, com nove jogos fora de casa, e 2019, com oito, 2016 e 2018 completam o pódio como as temporadas com mais jogos longe do Allianz, com seis em cada uma. Na última temporada, em 2023, o Palmeiras não utilizou a Arena em cinco oportunidades, com três jogos na Arena Barueri e dois no Morumbis.