Campeão da Copinha pela primeira vez em 2022, o Palmeiras não deixou de dar oportunidades aos jovens, mesmo com todo o sucesso também no futebol profissional. Após dois anos do primeiro título da maior competição de base do futebol brasileiro, todos os jogadores de linha titulares na final contra o Santos já atuaram pelo time principal.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick conhece sala de troféus do Real Madrid ao lado do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez
A exceção do time que iniciou o jogo decisivo contra o Santos fica por conta do goleiro Mateus que, apesar de não ter atuado como profissional, está integrado ao grupo de Abel Ferreira. Todos os demais já atuaram no elenco principal – seis continuam no Palmeiras.
Entre o quarteto defensivo, apenas Lucas Freitas não segue no Verdão. Apesar de ter vínculo com o clube, irá disputar o Campeonato Brasileiro de 2024 emprestado ao Juventude, após boa passagem na Chapecoense em 2023. Naves, Garcia e Vanderlan seguem integrados ao grupo campeão do Brasileirão em 2023. Lucas é o único que não entrou em campo após o título, mas havia realizado três partidas como profissional em 2021.
No meio-campo, Fabinho e Jhon Jhon seguem no Palmeiras, enquanto Pedro Bicalho, capitão na conquista da Copinha, está emprestado ao Alverca, de Portugal, após realizar nove jogos com Abel. No ataque, Endrick é o grande destaque do time principal, enquanto Gabriel Silva e Giovani foram vendidos.
Gabriel Silva fez 30 jogos como profissional e, apesar de marcar apenas dois gols, foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Ele defende atualmente o Santa Clara, de Portugal, e não tem mais vínculo com a equipe palestrina. O mesmo acontece com Giovani, vendido ao Al-Sadd, do Catar, por nove milhões de euros (cerca de R$ 47 milhões, na época) por 50% dos direitos econômicos, em julho de 2023.
O Palmeiras é o atual bicampeão da Copinha. O primeiro título veio em 2022, com a goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, realizada no Allianz Parque. Na sequência, em janeiro deste ano, as Crias da Academia faturaram o segundo título ao vencerem o América-MG por 2 a 1 na decisão, no Canindé.