Com a derrota para o Internacional neste domingo (13), o Palmeiras encerrou oficialmente a temporada de 2022. Os comandados de Abel Ferreira disputaram 74 partidas e perderam apenas sete, de modo a atingirem a marca de menos derrotas em um ano desde 1976 na história alviverde.
Há 46 anos, o Verdão encerrou a temporada com seis derrotas em 66 partidas disputadas. Aquele ano marcou o último título do clube antes da fila histórica que se estenderia até 1993 e se encerraria com a conquista do Paulistão.
Em 1976, o clube teve dois treinadores ao longo do ano. No começo da temporada o técnico era Dudu, que comandou a equipe durante o estadual. Depois da saída de Dudu, Dino Sani assumiu o time e ficou até o final.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2022, por sua vez, comandado “apenas” por Abel Ferreira, o Maior Campeão Nacional levantou três taças – Recopa Sul-Americana, Paulista e Brasileirão – e teve um revés a mais que em 1975.
As derrotas foram para o Chelsea (final do Mundial de Clubes); São Paulo (partida de ida da final do Paulistão); São Paulo (ida das oitavas da Copa Brasil); Athletico-PR (ida da semifinal Libertadores); Ceará, Athletico-PR e Internacional (Brasileirão).
Compare as campanhas de 1976 e 2022:
1976:
66 jogos
36 vitórias
24 empates
6 derrotas
2022:
74 jogos
48 vitórias
19 empates
7 derrotas
Com esses três reveses, o Palmeiras se tornou o campeão brasileiro com menos derrotas em toda a história do torneio na era dos pontos corridos. Em 2018, quando também terminou com a taça, o Verdão perdeu quatro vezes e, em 2016, seis.
O elenco palmeirense agora entra de férias e volta para as atividades de pré-temporada no início de janeiro. Logo no começo do ano, Abel Ferreira tem mais um título inédito para conquistar. No dia 28 de janeiro, Palmeiras e Flamengo se enfrentam em partida única pela decisão da Supercopa do Brasil.
LEIA MAIS:
Palmeiras é derrotado pelo Internacional e perde invencibilidade na última rodada do Brasileirão
Abel elogia Internacional e revela papo com jogadores após derrota: ‘Quero ouvir música’
Na despedida do Palmeiras, Scarpa avalia passagem pelo clube: ‘Crucial’