TABU

Palmeiras tenta quebrar tabu fora de casa em decisão do Paulistão

Verdão decide o Campeonato Paulista contra o Novorizontino em Novo Horizonte neste domingo; último título visitante em mata-mata foi em 2012

Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, pela final do Campeonato Paulista (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras tenta quebrar um tabu neste domingo (8), quando enfrenta o Grêmio Novorizontino no jogo de volta da final do Campeonato Paulista de 2026, em Novo Horizonte.

O Verdão venceu a partida de ida por 1 a 0, na Arena Barueri, e saiu na frente em uma decisão estadual pela primeira vez nas sete finais consecutivas que disputou no torneio.

Agora, além do título, o time comandado por Abel Ferreira busca superar outro obstáculo: ser campeão decidindo um mata-mata fora de casa, algo que não acontece há mais de uma década.

Último título visitante em 2012

A última conquista do Palmeiras como visitante em uma decisão de mata-mata aconteceu na Copa do Brasil de 2012.

Na ocasião, o clube venceu o Coritiba por 2 a 0 no jogo de ida, na Arena Barueri, e confirmou o título com empate por 1 a 1 no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com gol do atacante Betinho.

Desde então, o time teve três oportunidades de conquistar títulos fora de casa casa – em todas o Campeonato Paulista – mas não conseguiu levantar a taça.

Relembre as oportunidades

Em 2015, o Palmeiras venceu o primeiro jogo contra o Santos por 1 a 0, no Allianz Parque, mas foi derrotado por 2 a 1 na Vila Belmiro. Nos pênaltis, o time da Baixada Santista ficou com a taça.

Já com Abel Ferreira, foram duas oportunidades. Em 2021, o Palmeiras empatou o primeiro jogo com o São Paulo Futebol Clube e acabou derrotado por 2 a 0 na partida de volta, disputada no Morumbis, na final do estadual.

Quatro anos depois, em 2025, a decisão foi contra o Sport Club Corinthians Paulista. Após perder por 1 a 0 no Allianz Parque, o Verdão teve a chance de levar a disputa para os pênaltis na Neo Química Arena, mas um pênalti cobrado por Raphael Veiga foi defendido por Hugo Souza, e o jogo terminou empatado.

Decisão em Novo Horizonte

O jogo decisivo do Campeonato Paulista será disputado às 20h30 deste domingo (8), no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.

Com a vantagem conquistada no primeiro confronto, o Palmeiras joga pelo empate para conquistar mais um título estadual. Já o Novorizontino precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.