Durante o jogo entre Botafogo e Palmeiras no Nilton Santos, válido pela Libertadores, um torcedor do time carioca foi flagrado fazendo gestos racistas contra palmeirenses. O clube alviverde decidiu ir até a Conmebol para exigir que as providências necessárias sejam tomadas. A entidade, por sua vez, já estuda abrir o chamado “Expediente Disciplinar” para que a ação seja investigada.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcedor do Botafogo comete racismo contra palmeirense
O Verdão entende que “racismo é algo intolerável” e pede para que a Conmebol investigue o caso com cautela para que as providências sejam tomadas. O NOSSO PALESTRA apurou que, mesmo que a entidade não esteja em expediente nesta quinta-feira (15) por conta de um feriado no Paraguai, local da sede, adotará o mesmo procedimento que adota em situações semelhantes.
Um relatório é coletado através de imagens, uma investigação é aberta, o indiciamento é transferido ao acusado, no caso o clube do torcedor que cometeu o ato, o clube envia uma defesa e o tribunal emite uma sentença.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Além disso, há a alegação de que, no caso de racismo, a Conmebol não faz nenhuma manifestação, já que é sabido por estatuto que a entidade é contra todo tipo de discriminação e o estatuto determina a investigação.
Ao NP, a Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que “não houve constatação do flagrante delito no momento da ação”. Segundo a instituição, a atitude foi identificada posteriormente, e através de imagens, cabendo apenas o procedimento investigativo das autoridades competentes.
Vale ressaltar que o Botafogo emitiu uma nota oficial informando que o torcedor que cometeu o crime direcionado ao setor dos palmeirenses foi identificado e será banido permanentemente do Nilton Santos.
A informação foi divulgada inicialmente pela “Espn” e confirmada pela reportagem do NP.