O lema ‘linha atacante de raça’, presente no hino do Palmeiras, também pode se aplicar para a defesa do Verdão. Com 22 gols de defensores em 2022, a marca continua crescendo no clube, e, na atual temporada já chegou a oito bolas na rede em quatro meses.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jornalista acusa Abel de intimidar árbitros que apitam no Allianz Parque. ASSISTA:
Fruto do bom número ofensivo dos zagueiros está na potência da bola parada do clube, em especial os escanteios. Segundo dados contabilizados pelo ‘ge’, desde que o português assumiu, o Palmeiras marcou 70 gols a partir de escanteio, liderando o quesito no Brasil. O segundo colocado, no mesmo período, é o Fluminense, com 45. Flamengo, com 39, e São Paulo, com 37, fecham o ranking.
O Palmeiras marcou 368 gols desde a estreia do português no comando. Ou seja, 19% dos gols da equipe nasceram a partir de um escanteio. Ainda segundo o levantamento do ‘ge’, Gustavo Gómez e Murilo balançaram a rede em 11 oportunidades neste tipo de bola parada com o técnico português.
Naturalmente, a jogada também beneficia o lado individual dos atletas de zaga. Gustavo Gómez, com 31 gols marcados pelo Verdão, está atrás apenas de Loschiavo (32 gols) e Luís Pereira (36 gols) no ranking de zagueiros com mais gols na história do clube. Em 2022, o jogador viveu a temporada mais artilheira da carreira, com 12 gols.
Murilo, que já soma 14 gols com o clube em uma temporada e meia, é outro atleta que cresceu ofensivamente no clube. Antes, o camisa 31 tinha somente cinco gols na carreira. Atualmente lesionado, operado de luxação no ombro, mesmo com a ausência do zagueiro o time de Abel Ferreira segue marcando com defensores. Desde a saída de Murilo, já foram mais três gols de defensores.
Buscando aumentar as estatísticas ofensivas através de zagueiros, o Palmeiras volta a campo neste sábado (19) contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Os times medem forças às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro. Uma vitória pode colocar o Verdão na liderança do Brasileirão.