O Palmeiras venceu a Universidad Católica por 1 a 0 em Santiago, no Chile, e largou em vantagem nas oitavas de final da Libertadores. Com o triunfo, o time chegou à marca de 13 jogos de invencibilidade como visitante, a maior da história do torneio. O gol da vitória Verdão foi marcado por Raphael Veiga de pênalti.
Com a Católica marcando forte, o Alviverde teve dificuldades de achar espaços durante toda a primeira etapa. A primeira grande oportunidade de gol aconteceu aos 15 minutos para o time chileno. Depois de cruzamento e desvio, Valencia teve a bola no pé dentro da pequena área, mas finalizou mal. Próximo aos 30′, os Cruzados chegaram com Tápia, que cortou e bateu rente à trave. Weverton defendeu, mas soltou e tomou susto no rebote.
Zampedri também ofereceu perigo cinco minutos depois. O atacante deu caneta em Kuscevic, avançou, porém chutou fraco, facilitando para a defesa. Após a bola tocar no braço de Lanaro, o juiz foi conferir o VAR e marcou pênalti para o Palmeiras. Na cobrança, Veiga tirou do goleiro e abriu o placar em Santiago. Ao final do primeiro tempo, a Católica acertou a trave em falta batida por Gutiérrez. No rebote, Valencia cabeceou e Zé Rafael tirou em cima da linha.
Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
O Verdão iniciou a segunda metade mais solto em campo e chegou perigosamente com Gustavo Scarpa após boa trama do ataque alviverde. Aos 18′, o camisa 14 foi substituído para a entrada de Dudu e Breno Lopes deu lugar para Wesley. O jovem atacante entrou bem e, em sua primeira jogada, finalizou obrigando o goleiro chileno a trabalhar.
A Católica melhorou na partida e obrigou Weverton a trabalhar. Primeiro, o goleiro palmeirense abafou chute de Valencia na pequena área e evitou o gol de empate. Na sequência, desviou com a ponta dos dedos bola chutada em rebote de escanteio. Apesar dos sustos, o Alviverde conseguiu segurar o resultado e sair com a vitória.
Agora, o Palmeiras pode até empatar a próxima partida com a Católica para se classificar às quartas de final da Libertadores. O duelo de volta está marcado para a quarta-feira que vem (21) às 19h15 (horário oficial de Brasília) no Allianz Parque.
LEIA MAIS