ENTRE OS 4

Palmeiras vence River Plate em jogo duro e se classifica à semifinal da Libertadores

Equipe buscou virada no Allianz Parque e garantiu vaga com nova vitória; adversário será LDU (EQU) ou São Paulo

Vitor Roque em ação na partida entre Palmeiras e River Plate (Foto: CONMEBOL)
Vitor Roque em ação na partida entre Palmeiras e River Plate (Foto: CONMEBOL)

O Palmeiras está de volta à semifinal da Libertadores. A equipe venceu o River Plate por 3 a 1, de virada, nesta quarta-feira (24) no Allianz Parque e garantiu a vaga entre as quatro melhores equipes da competição continental. Vitor Roque e Flaco López, duas vezes, marcaram os gols palestrino.

A equipe já havia superado o adversário por 2 a 1 em Buenos Aires na última semana. Com a nova vitória, o Verdão segue invicto na Libertadores e passa com placar agregado de 5 a 2.

O Verdão espera agora o vencedor de São Paulo e LDU (EQU) para saber seu adversário na próxima fase – as equipes duelam nesta quinta-feira (25). Os equatorianos tem a vantagem após vencer o jogo de ida por 2 a 0.

Vantagem que durou pouco

A vantagem construída pelo Palmeiras em Buenos Aires durou somente sete minutos no Allianz Parque. Em uma das primeiras chegadas do River Plate, em cobrança de falta de Quintero, Salas se antecipou à defesa e marcou o gol adversário.

O Palmeiras até tentou uma resposta rápida, mas parou em Armani duas vezes. Quatro minutos após o gol, Andreas Pereira cobrou escanteio na segunda trave e Murilo cabeceou para baixo e o goleiro fez ótima defesa. Em outra oportunidade, Piquerez arriscou de longe e também parou no goleiro.

Apesar de ficar mais com a bola, o Verdão não soube o que fazer com ela e pouco criou na metade final da primeira etapa. Irritado, o time passou a cair na cera e catimba do River.

Já nos acréscimos, o adversário teve a grande chance de fazer o segundo com Castaño, que ficou cara a cara com Weverton, mas parou no camisa 21. 1 a 0 barato no intervalo.

É o Tigrinho

O Palmeiras voltou ligado, fazendo aquilo que se espera da equipe em jogos grandes. Aos cinco minutos, Vitor Roque aproveitou o cruzamento de Piquerez, e cabeceou firme, para boa defesa de Armani. No rebote, ele mesmo completou e empatou no Allianz Parque – era a volta da vantagem no placar agregado.

Logo depois, o clima esquentou com uma confusão que rendeu cartões para Roque e Acuña. Mas o River Plate mostrou que o jogo não seria fácil: Aos 12, Salas recebeu, limpou Murilo e chutou tirando tinta da trave.

O jogo tomou ares dramáticos. Com muita catimba e uma árbitragem que deixou o jogo seguir para além da conta, as faltas tomaram conta da partida, que parou de ter jogo corrido e passou a ter muita bola parada.

Apesar de leve pressão do River, com boas chegadas de Miguel Borja, atacante ex-Palmeiras, otime de Abel Ferreira conseguiu segurar a pressão e aproveitar os erros do adversário para virar o jogo. Aos 44, Facundo Torres foi derrubado dentro da área: Flaco lópez bateu pênalti e colocou o time em vantagem. Aos 47, Flaco bateu por cobertura e ampliou. 3 a 1 placar final.

E agora?

O Palmeiras espera agora o vencedor de São Paulo e LDU (EQU) para saber seu adversário na semifinal da Libertadores. No primeiro jogo, disputado em Quito, no Equador, vitória do time da casa por 2 a 0. As equipes duelam novamente nesta quinta-feira (25), no Morumbis.

A equipe volta a campo no próximo domingo (28) diante do Bahia, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. O Alviverde ocupa a terceira colocação, com 49 pontos, atrás de Cruzeiro, com 50, e Flamengo, 51. No entanto, a equipe possui partidas a menos em relação aos rivais.

Ficha Técnica

Palmeiras 3-1 River Plate (ARG)

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data e hora: 24 de setembro de 2025, quarta-feira, 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Andrés Nievas (URU)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Cartões amarelos: Weverton, Vitor Roque e Bruno Fuchs (PAL); Portillo, Galoppo, Acuña, Sallas e Enzo Pérez (RIV)
Cartões vermelhos: Acuña (RIV)
Gols: Salas (0-1, aos 8/1T); Vitor Roque (1-1, aos 5/2T); Flaco López (2-1, aos 45/2T), Flaco López (3-1, aos 47/2T)

PALMEIRAS: Weverton; Khellven, Gustavo Gómez (Bruno Fuchs, aos 14/2T), Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emi Martinez, aos 31/2T), Lucas Evangelista, Andreas Pereira (Facundo Torres, aos 31/2T) e Felipe Anderson (Allan, aos 46/2T); Flaco López e Vitor Roque (Raphael Veiga, aos 46/2T). Técnico: Abel Ferreira

RIVER PLATE: Armani; Acuña, Martinez Quarta, Rivero e Montiel, Portillo (Enzo Pérez, aos 27/1T), Castaño e Galoppo (Borja, aos 24/2T); Quintero (Colidiio, aos 14/2T), Nacho Fernandéz (Lencina, aos 14/2T) e Salas. Técnico: Marcelo Gallardo.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Bahia x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 28/09 (domingo), 16h (de Brasília)
  • Palmeiras x Vasco – Campeonato Brasileiro – 01/10 (quarta-feira), 19h (de Brasília)