
O Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 1 na noite deste sábado (24) na Arena Barueri na quinta rodada do Campeonato Paulista e se reabilitou na competição após a goleada sofrida contra o Novorizontino na última terça-feira (20). Maurício, Flaco López e Khellven marcaram para o Verdão, enquanto Bobadilha descontou.
Com o resultado, o Verdão vence seu segundo clássico na temporada – já havia vencido o Santos por 1 a 0 – e segue 100% em clássicos. A equipe também reassume a liderança, com 12 pontos, oriundos de quatro vitórias e uma derrota. O São Paulo, por sua vez, está na zona de rebaixamento, em 15º, com quatro pontos.
Veja o relato da partida:
Primeiro tempo agitado
O clássico começou em ritmo intenso na Arena Barueri e não demorou para o placar ser aberto. Logo aos sete minutos, o Palmeiras pressionou a saída de bola do São Paulo, Maurício forçou o erro defensivo, Andreas recuperou a posse e encontrou o camisa 18 livre para finalizar e fazer 1 a 0.
A resposta tricolor foi rápida e veio em meio a um bom volume ofensivo. Aos 12, Enzo Díaz cobrou escanteio, Arboleda desviou de cabeça e Bobadilla apareceu na pequena área para empurrar para o gol, empatando a partida. O São Paulo seguiu levando perigo e quase virou: Tapia parou em defesa de Carlos Miguel aos 15 minutos e, pouco depois, finalizou para fora em outra boa chegada.
Mesmo com menos oportunidades, o Palmeiras voltou a ser eficiente. Aos 30 minutos, uma troca de passes envolvente pelo meio terminou com Sosa servindo Flaco López, que não desperdiçou e recolocou o Verdão em vantagem. Na reta final do primeiro tempo, as duas equipes ainda criaram boas chances, com Enzo Díaz e Flaco López, mas o placar permaneceu em 2 a 1 até o intervalo.
Para sacramentar
O São Paulo até voltou do intervalo trocando passes, mas o Palmeiras foi letal para tirar o ímpeto do adversário. Aos 5, Khellven cargou pelo meio de campo até dar o passe aberto em Piquerez à esquerda, que cruzou e achou Flaco, que escorou de cabeça e Khellven, de cabeça, ampliar o placar: 3 a 1.
O Palmeiras passou a ter o controle do jogo e se poupou fisicamente. Khellven, com chute de fora da área, e Andreas tiveram chances, mas sem perigo. Abel Ferreira passou a promover alterações, que deram mais vigor ao time.
Na primeira oportunidade em campo, Vitor Roque, aos 35, pego sobra de bola, limpou a marcação e acertaou a trave do goleiro Rafael. Três minutos mais tarde, Sosa, de cabeça, passou perto do travessão. O São Paulo teve somente uma chance aos 41, com Marcos Antônio. 3 a 1 placar final.
E agora?
A Palmeiras reassumiu a liderança, com 12 pontos, oriundos de quatro vitórias e uma derrota. No entanto, a equipe pode ser ultrapassada pelo Red Bull Bragantino, que soma dez pontos, e Novorizontino, com nove, que entram em campo no domingo (25).
O Verdão volta a campo na quarta-feira (28) às 19h contra o Atlético-MG, na abertura do Brasileirão. Pelo Paulista, o próximo jogo é contra o Botafogo-SP, no domingo (01), em Ribeirão Preto.
Ficha técnica
Palmeiras 2-1 São Paulo
Local: Arena Barueri, Barueri-SP
Data e hora: 24 de janeiro de 2025, sábado, 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Khellven e Bruno Fuchs (PAL)
Gols: Maurício (1-0, aos 8/1T); Bobadilha (1-1, aos 13/1T); Flaco López (2-1, aos 31/2T); Khellven (3/1, aos 5/2T).
PALMEIRAS: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira, Maurício e Sosa; Allan e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
SÃO PAULO: Rafael; Mayk, Arboleda, Alan Franco e Enzo Diaz; Danielzinho, Marcos Antônio e Bobadilla; Lucc, Luciano e Tapia.