
O Conselho Deliberativo do Palmeiras irá se reunir nesta segunda-feira (08) para votar sobre a redução no quadro de conselheiros vitalícios do clube. Serão colocadas em discussão três propostas.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A proposta foi elaborada pela presidente Leila Pereira em conjunto com Seraphim Del Grande, atualmente presidente do Conselho Deliberativo, e Tommaso Mancini, presidente do Conselho de Orientação e Fiscalização. Na proposta, a redução seria para 130 vitalícios, com diminuição para 120 depois de um ano.
O desejo dos dirigentes do Verdão era o de aumentar a participação do associado, aumentando o número de conselheiros eleitos nas assembleias. Com isso, as propostas que entram em votação são:
- – Redução imediata do número de vitalícios para 130, com redução para 120 em dois anos e aumento de 152 para 180 o número de conselheiros eleitos pelos associados
- – Redução imediata do número de vitalícios para 120, sem aumento do número de conselheiros eleitos pelos associados
- – Redução imediata do número de vitalícios para 100, sem aumento do número de conselheiros eleitos pelos associados
Atualmente, o Palmeiras opera com 148 vagas – 124 ocupadas neste momento – de um total de 300 conselheiros. A cada dois anos, 76 cadeiras são renovadas, com votação entre os associados.
Agora, nesta segunda-feira (08) o Conselho vai decidir por uma das três propostas ou nenhuma delas. Das três possibilidades em discussão, apenas uma não apresenta redução do quadro total de conselheiros.
Parte de oposição à atual diretoria, o grupo Ocupa Palestra se manifestou sobre a votação. Em nota, o coletivo disse que defende a ideia há anos, mas que ela está sendo tratada de maneira tímida.
Confira alguns trechos da nota:
‘O Ocupa Palestra, por meio de seus conselheiros, defende esta ideia há anos. Entretanto, consideramos a proposta que será discutida como tímida e conservadora.
O Ocupa Palestra já apresentou e apoiou proposta que reduzia o número de vitalícios de 148 para 74. Também apresentou, apoiou e divulgou proposta que reduzia este número para 100. Essa última proposta, destacamos, recebeu amplo apoio em mais de uma votação em Assembleia Geral de sócios e só não foi aprovada por conta de más escolhas na condução do processo de votação.
Diante disso, consideramos importante conferir ampla transparência nossa posição em relação a esta proposta:
– Consideramos a proposta de redução apresentada tímida e insatisfatória
– Entendemos que tal proposta busca aplacar os ânimos daqueles que, como nós, almejam mais democracia, sem, contudo, promover uma mudança substancial e de impacto para o futuro;
– Discordamos do prazo de transição estabelecido, que busca tão somente permitir que novas reuniões para eleições de vitalícios sejam convocadas, confrontando o interesse dos associados que o Conselho deveria representar.’
LEIA MAIS:
Palmeiras domina Goiás no Allianz, vence e aumenta vantagem na ponta do Brasileirão
Treinador do Sporting confirma saída de Tabata e lamenta: ‘Faz falta ao plantel’
Palmeiras chega a 20 jogadores diferentes marcando gols no ano de 2022