Fernando Prass alcançou a marca de 12 pênaltis defendidos com a camisa do Palmeiras no último sábado, quando de forma brilhante defendeu a cobrança do atacante Fred, do Atlético-MG. 12 vezes Prass, um número simbólico se tratando de goleiro, um número mais simbólico ainda se tratando de um goleiro do Palmeiras.
Prass deve ter seu contrato renovado ao final da temporada e pode (vai) aumentar esse número. Uma das suas especialidades, o goleiro de 39 anos vinha sofrendo muito com as críticas, mas saiu de campo no Horto como um dos melhores da partida, impondo respeito e dando um chute nas cornetas — igual aquele que ele deu em 2 de dezembro de 2015, no gol sul, nos dando o tri da Copa do Brasil.
Como diz Mauro Beting, às vezes não dá para o Prass defender todas, mas também não dá tanta corneta sobre o cara que o faz com tanta honra, caráter e canecos toda hora. Apesar das 12 cobranças defendidas, Prass segue longe do recorde de São Marcos, que defendeu incríveis 33 pênaltis com o manto alviverde.
Pra você, torcedor, qual foi o mais marcante? O mais difícil? Aqui temos um vídeo com 10 defesas de pênaltis de Prass — só faltaram as duas últimas, diante do Santos na Vila Belmiro pelas semifinais do Paulistão, quando defendeu a cobrança de Lucas Lima; e a do sábado passado.
Dentre as 12 defesas, para mim a mais especial é muito fácil de ser escolhida. Defino ela em duas palavras: acabou, Petros!
https://www.youtube.com/watch?v=8Dfd6EmggD8