A classificação do Palmeiras para a semifinal da CONMEBOL Libertadores 2026 teve em Carlos Miguel um de seus grandes protagonistas. Na noite de quarta-feira (16), em Quito, o goleiro defendeu duas cobranças na disputa por pênaltis contra a LDU e garantiu o Verdão entre os quatro melhores da América.
Mas, por trás do goleiro que brilhou no Estádio Rodrigo Paz Delgado, há também um profissional que acumula uma trajetória especial na competição: Rogério Godoy, o Rogerião, preparador de goleiros do Palmeiras.
Com a classificação diante da LDU, Godoy chegou à nona semifinal de Libertadores nos últimos dez anos. A marca começou em 2017, quando ainda fazia parte da comissão técnica do Grêmio, campeão daquela edição da competição. O profissional também esteve nas campanhas que levaram o clube gaúcho à semifinal de 2018 e, posteriormente, passou a construir sua trajetória no Palmeiras.
Godoy chegou ao Verdão em junho de 2020, depois de trabalhar no Grêmio entre 2012 e o início de 2020. Pelo clube gaúcho, foi campeão da Libertadores de 2017, além da Copa do Brasil de 2016 e da Recopa Sul-Americana de 2018.
Desde então, participou das campanhas palmeirenses que levaram o clube às fases decisivas da Libertadores, trabalhando diretamente com goleiros como Weverton e, agora, Carlos Miguel. O Palmeiras confirmou nesta temporada sua 13ª semifinal de Libertadores na história.
A sequência de Godoy ainda inclui quatro finais de Libertadores: 2017, 2020, 2021 e 2025. A única temporada desde 2017 em que não esteve em uma comissão técnica semifinalista foi 2024, quando o Palmeiras foi eliminado pelo Botafogo nas oitavas de final.
Carlos Miguel brilha e coloca trabalho dos goleiros no centro da classificação
Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Palmeiras chegou a abrir 2 a 1 em Quito, mas sofreu dois gols nos minutos finais e perdeu por 3 a 2 no tempo normal. A classificação precisou ser decidida nos pênaltis.
O goleiro defendeu as cobranças de Lucas Rodríguez e Segovia e foi decisivo na vitória por 4 a 3 nas penalidades. A atuação foi apontada pelo ge como a maior noite de Carlos Miguel com a camisa do Palmeiras, com o goleiro sendo festejado pelos companheiros após garantir a vaga.
‘Espero que essa marca não pare por aqui’
Após a classificação, Rogério Godoy celebrou a marca e destacou que o número é consequência de um trabalho que acontece diariamente longe dos holofotes:
“É difícil colocar em palavras o que significa essa marca. Chegar a nove semifinais de Libertadores em dez anos, e com dois clubes diferentes, é um reflexo das atividades diárias que pouca gente vê do lado de fora. Ainda mais da forma que foi, com nosso goleiro pegando dois pênaltis para classificar a equipe. Isso é fruto de muito trabalho de toda a comissão técnica e de todos os goleiros.
Me sinto grato e honrado por atingir essa grande marca na minha carreira, sempre trabalhando junto de grandes profissionais. Ninguém faz nada sozinho no futebol. Esse recorde é construído no dia a dia, com muito estudo e com enorme dedicação da nossa parte. Espero que essa marca não pare por aqui e que venha a quinta final.”
Agora, Rogério Godoy terá pela frente mais uma semifinal de Libertadores. O Palmeiras enfrentará o Fluminense, com o primeiro duelo previsto para o Maracanã e a volta no Nubank Parque.
