Egídio, Zé Roberto e Michel Bastos pela esquerda. Jean, Fabiano e Mayke pela direita. Entre os seis laterais que o Palmeiras teve durante todo o ano de 2017, apenas Mayke pode ser considerado um nome que se firmou e ganhou elogios pelo lado do campo. Quer um detalhe? Ele é apenas o quinto com mais atuações nessa lista. Se as laterais do Palmeiras parecem ser a grande lacuna no quesito regularidade dentro do elenco alviverde, a solução pode estar na base do clube.
O coordenador das categorias de base, João Paulo Sampaio, enxerga, no Sub-20 do Palmeiras, peças interessantes para que Valentim possa encontrar soluções, caso seja efetivado para 2018. “O lateral direito Maílton, por exemplo, de 19 anos, vem treinando com os profissionais e já até fez a sua estreia naquele amistoso contra a Chapecoense, no início do ano. Recentemente, ele também chamou a atenção do Cuca. Espero que esteja maduro no ano que vem”, afirma João Paulo ao Nosso Palestra. Ele também identifica potencial em uma nome para a esquerda. “Matheus Bahia treinou com os profissionais e é um jovem de 18 anos que, recentemente, passou um tempo machucado. Está voltando agora. Tem muita capacidade, mas ainda precisa amadurecer mais um pouco. A gente espera que ele fique mais um tempo nos juniores”.
Embora essas duas promessas já treinem entre os profissionais, um atleta do sub-17 pode surpreender e ultrapassá-los na briga por uma chance em 2018. O lateral esquerdo da Seleção Brasileira, Luan Cândido, que disputou a Copa do Mundo sub-17, na Índia, mostra capacidade suficiente para se tornar profissional antes do habitual. “Atleta mais novo, mas que já deve passar alguns processos na base conosco. Deve pular algumas etapas, subir para a categoria Sub-20 já no ano que vem, por exemplo, para não demorar a ser aproveitado”, revela João Paulo ao Nosso Palestra.
Enquanto os garotos que atuam na base do clube tentam impressionar nas competições de suas categorias e nas oportunidades recebidas para treinar entre os profissionais, há outros jogadores revelados pelo Palmeiras chamando a atenção em outras equipes. “Não podemos esquecer do João Pedro. O lateral direito (emprestado para a Chapecoense) foi muito bem na Libertadores, até atuando pelo meio também. É muito jovem e tem muita perspectiva. Além de ter muito futuro e já ser solidificado. O Victor Luís, que está emprestado ao Botafogo, também tem condições de estar no elenco do Palmeiras em 2018”, afirma João Paulo ao Nosso Palestra.
Pela Chape, João Pedro participou de 21 partidas oficiais desde o começo do ano e estava sendo considerado um dos destaques da equipe de Vagner Mancini durante a disputa da Copa Libertadores da América e do Campeonato Catarinense, mas uma lesão no joelho direito, sofrida contra o Zulia-VEN, o tirou dos gramados por cinco meses. Ele voltou a ser relacionado apenas nessa semana. Já Victor Luís é o terceiro jogador com mais partidas no ano com a camisa do Botafogo, com 51 jogos. Ele também se tornou um dos destaques do ano da equipe alvinegra. O empréstimo de ambos se encerra ao final dessa temporada e eles podem surgir como possibilidades de solução para as laterais do Palmeiras em 2018.