O Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1 na última segunda-feira (20), no Morumbi, com gols de Gustavo Gómez e Murilo, já nos acréscimos da segunda etapa. Além de fazer a equipe abrir três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão, o resultado quebrou um tabu que já durava 28 anos.
A última vitória de virada do Verdão sobre o São Paulo dentro do Morumbi havia acontecido no dia 1º de maio de 1994 – no dia da morte de Ayrton Senna. Curiosamente, Abel Ferreira já declarou ser fã do piloto brasileiro em várias oportunidades, mas o português não estava presente no banco de reservas por estar com Covid-19.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Há 28 anos, em partida válida pelo Paulistão daquela temporada, as torcidas de ambos os clubes entoaram juntas cantos em homenagem a Ayrton Senna.
O Verdão saiu na frente com gol de Edilson. O rival, no entanto, virou rapidamente com gols de Euller e Muller, que viriam a vestir a camisa palmeirense anos mais tarde. No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo colocou o atacante Maurílio em campo e prontamente foi chamado de ‘burro’ pela torcida atrás de seu banco de reservas. Em seu primeiro toque na bola, Maurílio calou as críticas ao empatar a partida. Na sequência, Evair marcou um golaço de falta para sacramentar a virada Alviverde no Morumbi.
Acostumado a quebrar tabus, o Palmeiras de 2022 conseguiu o feito na última segunda-feira de forma épica. Primeiro, Gómez marcou aos 45 minutos do segundo tempo para empatar. Na sequência, Murilo completou a virada aos 50 minutos.
Ao todo, foram apenas cinco vitórias de virada para o Maior Campeão Nacional sobre seu rival no Morumbi. Além das já mencionadas em 2022 e 1994, as demais aconteceram em 1976, 1984 e 1985.
O São Paulo soma apenas duas derrotas no estádio em 2022 – ambas para o Verdão. A outra aconteceu na primeira fase do Paulistão, quando Rony marcou o único gol da partida. A última vez que o Palmeiras havia derrotado o rival duas vezes no mesmo ano dentro do estádio havia sido em 1997 (1 a 0, pelo Paulistão, no primeiro clássico de Rogério Ceni como titular, e 2 a 0 no Brasileirão).
Nos últimos dez clássicos no Morumbi, agora o retrospecto é equilibrado: três vitórias para cada lado e quatro empates.
Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar no Morumbi na quinta-feira (23), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
LEIA MAIS