A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que Raphael Claus será o árbitro para o clássico entre São Paulo e Palmeiras válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O juiz de 43 anos de idade já trabalhou em sete Choques-Rei com três vitórias do Verdão, um empate e três derrotas. Os assistentes serão Alex Ang Ribeiro (SP), Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e na cabine do VAR as decisões ficarão por conta de Wagner Reway (PB).
Claus é um dos mais experientes do Brasil e pertence ao quadro da Fifa desde 2015. No total, ele já arbitrou 40 jogos do Verdão, somando 18 vitórias alviverdes, dez empates e 12 derrotas.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Na temporada atual, ele apitou três jogos do Palmeiras. O primeiro foi o empate no Dérbi contra o Corinthians em 2 a 2. A segunda partida de Claus foi no jogo de volta da final contra o Água Santa, onde o Verdão reverteu o placar de ida e foi campeão paulista com um sonoro 4 a 0. Seu último trabalho foi no empate em 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel Ferreira pergunta a Raphael Claus quantos amarelos ele já levou do árbitro
Durante o evento de divulgação da final do Paulista de 2023, Raphael Claus falou sobre o comportamento de Abel Ferreira na beira do gramado e disse que campo de futebol não igreja.
– Acho que já trabalhei uns 20 jogos com o Abel. Dei um amarelo na final do Paulista de 2021 contra o São Paulo. Foi um conflito com o Liziero, nada relacionado ao meu trabalho. Como disse a Edina anteriormente, não pode achar que o treinador está em uma missa, que vai ter um comportamento diferente do que vemos no futebol. Mexe com emoção, com grandes investimentos. Mas claro que tudo tem um limite, o que eles fazem dentro de campo reflete na sociedade – disse Claus.
– Estás a ver? Um em 20. Quando é competente não há problemas – brincou Abel Ferreira.
A partida diante do São Paulo será no domingo (11) às 16h (de Brasília). Em caso de vitória do Palmeiras e tropeço do líder Botafogo, Abel Ferreira e seus comandados podem pular da segunda colocação para a liderança do campeonato.