O excesso de cartões vermelhos tem sido uma das pautas em torno do Palmeiras nas últimas partidas. A equipe de Abel Ferreira soma cinco expulsões nas últimas 11 partidas, chegando a 13 cartões vermelhos na temporada, sendo nove na conta dos jogadores e quatro para a comissão técnica portuguesa.
Curiosamente, apesar do alto número, o Verdão é o segundo time que menos foi advertido com cartões no Brasileirão entre todos os 20 clubes da Série A do torneio, apenas atrás do Corinthians no quesito – ambos receberam 51 amarelos, mas o Alviverde tem três vermelhos (considerando apenas jogadores) contra um do rival, que já entrou em campo pela 30ª rodada.
Na Libertadores, no entanto, o cenário foi o oposto. O Verdão teve quatro expulsões e deixou a competição como a equipe que mais recebeu cartões vermelhos, sendo que três aconteceram já na fase mata-mata em partidas decisivas.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Confira todas as expulsões do Palmeiras em 2022:
1 – Luan – Chelsea 2 x 1 Palmeiras – final do Mundial de Clubes
O primeiro cartão vermelho recebido pelo Alviverde na temporada não poderia trazer recordações piores. O zagueiro Luan foi expulso na final do Mundial de Clubes na qual o Palmeiras acabou derrotado pelo Chelsea por 2 a 1. Ele foi advertido com o cartão amarelo justamente no lance do pênalti que gerou o gol do título dos ingleses. Na sequência, foi expulso já nos minutos finais.
2 – Abel Ferreira – Palmeiras 2 x 0 Athletico-PR – jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana
Se a primeira expulsão não foi em clima de felicidade, a segunda tratou de compensar. Abel Ferreira recebeu seu primeiro cartão vermelho da temporada por comemorar o gol do título da Recopa Sul-Americana. Ao ver o gol de Danilo já nos minutos finais decretar a vitória por 2 a 0, o treinador chutou um copo d’água que respingou no banco de reservas do Athletico-PR e começou uma confusão generalizada.
3 – João Martins – Palmeiras 2 x 1 Corinthians – 6ª rodada do Paulistão
O auxiliar de Abel Ferreira foi o terceiro a ser expulso em 2022. Na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians pela primeira fase do Paulistão, João Martins recebeu o cartão vermelho por confrontar o quarto árbitro. O episódio gerou uma foto que fez muito sucesso entre os torcedores.
4 – Deyverson – Red Bull Bragantino 1 x 1 Palmeiras – 12ª rodada do Paulistão
Atualmente no Cuiabá, o herói do tri da Libertadores foi expulso em sua última partida pelo Verdão. Foi a ‘last dance’ perfeita: menos de meia hora em campo, gol decisivo, dancinha e cartão vermelho. Deyverson marcou o gol que garantiu o empate contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão e deixou o campo mais cedo ao receber o segundo amarelo por reclamação.
5 – Jailson – Deportivo Táchira 0 x 4 Palmeiras – 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores
O volante que não atua desde abril recebeu o primeiro cartão vermelho do Palmeiras na Libertadores 2022. Na vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira-VEN fora de casa ainda pela fase de grupos, Jailson recebeu o segundo amarelo ao se atrapalhar e cometer uma falta que parou um contra-ataque dos venezuelanos.
6 – João Martins (2) – Palmeiras 1 x 1 Fluminense – 5ª rodada do Brasileirão
O imediato de Abel Ferreira voltou a ser expulso, inaugurando os cartões vermelhos do Verdão no Brasileirão. E, novamente, o motivo relatado na súmula fez os torcedores comemorarem. Após o gol de Dudu, João Martins foi em direção ao banco de reservas do Fluminense e proferiu as seguintes palavras: “Aqui é Palmeiras, caralho! Chupa! Aqui é Palmeiras”.
7 – Gabriel Menino – Palmeiras 0 x 2 Athletico-PR – 15ª rodada do Brasileirão
Em um dos poucos jogos nos quais nada deu certo para a equipe de Abel Ferreira no ano, Gabriel Menino acabou sendo expulso. Foi a segunda e, por enquanto, última derrota do Alviverde no Brasileirão. Quando o placar marcava 2 a 0 para os visitantes no Allianz Parque, já nos minutos finais, o camisa 25 recebeu o cartão vermelho direto por cometer uma falta sendo o último homem da defesa.
8 – Danilo – Palmeiras 0(6) x (5)0 Atlético-MG – jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Talvez o jogo do ano para o torcedor palmeirense. E a expulsão de Danilo certamente colaborou para o cenário épico da classificação. O camisa 28 recebeu o cartão vermelho direto ainda no primeiro tempo por uma entrada dura em Zaracho, do Atlético-MG. Não deu nem para reclamar. Mal sabia o torcedor que o drama iria piorar.
9 – Gustavo Scarpa – Palmeiras 0(6) x (5)0 Atlético-MG – jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Na mesma partida, Gustavo Scarpa também foi expulso, deixando o Verdão com nove jogadores em campo para segurar o empate em casa diante do Atlético-MG completo. O camisa 14 acabou escorregando e acertando a perna de um adversário no meio de campo. Após consulta ao VAR, o árbitro optou pelo cartão vermelho direto. No fim das contas, o Palmeiras segurou o resultado e se classificou nos pênaltis.
10 – Murilo – Palmeiras 2 x 2 Athletico-PR – jogo de volta da semifinal da Libertadores
Depois de Luan no Mundial, a expulsão de Murilo contra o Athletico-PR foi a mais sentida pelos torcedores. O Verdão fazia boa partida e vencia por 1 a 0 no Allianz Parque até o zagueiro dar uma solada em Vitor Roque e receber o cartão vermelho direto ainda no primeiro tempo. Com dez em campo, o Verdão conseguiu fazer o segundo gol, mas acabou cedendo o empate e sendo eliminado da Libertadores.
11 – Danilo (2) – Palmeiras 1 x 0 Santos – 27ª rodada do Brasileirão
Poucos dias após a expulsão de Murilo, Danilo recebeu seu segundo cartão vermelho da temporada. Focado apenas no Brasileirão, o Palmeiras precisava vencer o Santos em casa, mas teve seu caminho dificultado quando o volante cometeu falta dura em Soteldo e foi expulso de forma direta aos 15 minutos da segunda etapa. O lance gerou muitas críticas ao camisa 28 pela semelhança com a falta cometida na Libertadores, que também culminou em cartão vermelho.
12 – Abel Ferreira (2) – Palmeiras 1 x 0 Santos – 27ª rodada do Brasileirão
Abel também recebeu seu segundo vermelho do ano naquela vitória sobre o Santos. Nos minutos finais, quando o Maior Campeão Nacional vencia por 1 a 0, o treinador foi advertido com cartão amarelo por reclamação. Especulou-se que ele forçaria a medida por estar pendurado, mas ele persistiu no confronto com o bandeira e acabou sendo expulso, permanecendo, desta forma, pendurado após cumprir a suspensão.
13 – Zé Rafael – Botafogo 1 x 3 Palmeiras – 29ª rodada do Brasileirão
Por fim, a 13ª e última expulsão do Palmeiras em 2022 aconteceu na vitória fora de casa sobre o Botafogo na última segunda-feira (3). Quando o Verdão já vencia por 3 a 1 e os torcedores vivam a expectativa pela estreia de Endrick entre os profissionais, Zé Rafael recebeu o segundo cartão amarelo por parar um contra-ataque do adversário e deixou o jogo mais cedo.
LEIA MAIS