Notícias Palmeiras

Raspadinhas no mundo do merchandising no Palmeiras

(Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão)
(Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão)

Para começar, Palmeiras não é “apenas” futebol. Ainda que fosse, já seria enorme! Não podemos esquecer das três Copas da Libertadores, dos 24 títulos no Campeonato Paulista ou dos 11 no Campeonato Brasileiro. Sem esquecer a Copa Mercosul, em 1998, ou, mais recentemente, a Recopa Sul Americana, em 2022.

Estamos falando de um clube centenário, que surge no início do século XX, com o nome de Palestra Italia e passa, na década de 40, a adotar o nome Palmeiras. Para lá do futebol, o clube promove modalidades esportivas que passam por atletismo, tênis, boxe, ginástica, entre muitas outras.

Numa analogia com o jogo das raspadinhas, no Palmeiras, cada vez que raspa, há uma nova modalidade ou um novo troféu, coroando de êxitos, uma história pintada de verde.

É certo que o início do século XXI não foi fácil, com 22 temporadas sem vencer o Campeonato Brasileiro. Mas o clube soube superar esta fase, voltando mais profissional, mais forte e mais eficiente.

A chegada do técnico Abel Ferreira marca um ponto de viragem na história do Alviverde, que conquista, na temporada de 2020, a Tríplice Coroa: Paulista, Libertadores e Copa do Brasil.

A equipe é líder do grupo D do Campeonato Paulista e seus resultados positivos contribuem, em grande parte, para um aumento nas receitas através dos produtos licenciados.  

A Palmeiras Store

Com lojas oficiais espalhadas por algumas regiões do Brasil e uma loja online, o Palmeiras tem mais de 3 mil produtos licenciados: um número impressionante, que permite adivinhar a grandeza do clube.

Pode-se considerar o merchandising um mundo dentro do universo Palmeiras? É provável que sim. Afinal, não falamos só de uniformes de jogo ou da linha torcedor. Os produtos abarcam uma série de outras áreas, algumas das quais sem vínculo aparente ao esporte, não fosse o produto licenciado pelo time.

O Verdão pensou em tudo! Para lá das camisas, cachecóis, gorros, bonés e moletons, que a torcida se orgulha de ostentar, existe ainda uma área de presentes, com os mais variados acessórios, todos eles centrados no logotipo e na cor do clube. São copos, petisqueiras, canecas, squeeze ou pratos para pintar a mesa de verde.

Mochilas, bolsas esportivas e pelúcia Gobatto estão entre os favoritos dos mais jovens torcedores. Aliás, pensando neles, o clube lançou uma linha jovem, para que as crianças possam equipar-se como profissionais.

Nem os pets foram esquecidos, com coleira, bandana e cama, para cachorros e gatos. Nada como vestir, com classe, o verde e branco!

Relógios, chaveiros e livros complementam uma coleção de artigos palmeirenses, na qual o tempo tem andado a um ritmo em tons de verde, com as mais recentes conquistas do clube dirigido pelo português Abel Ferreira, que conta já com cem vitórias, número alcançado na décima rodada do campeonato paulista, ao vencer por 2 a 0 o Red Bull Bragantino.

A ideia é apenas uma, tal como afirma o clube na sua página oficial: «Verdão da cabeça aos pés»!

As raspadinhas do Palmeiras

Falamos no início das raspadinhas e como estas poderiam comparar-se ao Palmeiras. 

O jogo, que está se tornando um verdadeiro sucesso no mundo digital, consiste num boletim de combinações, tapados com tinta especial, que o usuário deve raspar, para ver quais símbolos ou valores ganhou. A verdade é que o clube Sociedade Esportiva Palmeiras tem, ao longo da sua história, lançado raspadinhas como produto oficial. 

Por exemplo, na campanha de Natal 2016, o clube lançou uma raspadinha especial premiada, que oferecia um conjunto de prémios vários aos vencedores. Ou então, mesmo sem premiação, o pôster de raspar do Palmeiras, para que o torcedor possa raspar todos os títulos conquistados, quantas vezes assistiu os jogos, quais cidades visitou pelo Palmeiras e montar o time com os jogadores favoritos.

As conquistas 2023 do Palmeiras

Na verdade, só passaram dois meses, e tantas boas-novas há a celebrar. Destacamos:

  • Melhor profissional de marketing esportivo no Brand Bola Award distingue o diretor do palmeiras Everaldo Coelho
  • Palmeiras lidera ranking de convocações para seleções de base
  • Patinadoras sobem ao pódio do Americas Cup 23
  • Palmeiras conquista a copinha, pelo segundo ano consecutivo
  • André Alberi conquistou o primeiro lugar da Corrida Troféu Cidade de São Paulo
  • Palmeiras conquista Supercopa do Brasil
  • Alana Maldonado conquista ouro no Grand Prix de Portugal
  • A judoca Juliana Yamasaki conquista medalha de prata no Meeting Nacional Sub-18.

Outras conquistas, no futebol de mesa ou tênis de mesa, também são de sublinhar. 

Parece, portanto, que o Palmeiras entrou 2023 com o pé direito e se prepara para mais um ano de sonho, em muitas modalidades esportivas, com destaque para o futebol.

Os dados (ou melhor, a bola) estão lançados. Veremos, com o tempo, as conquistas que o Alviverde se propõe alcançar!