A Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Libertadores 2023 na noite desta terça-feira (28), e o Palmeiras descobriu seus adversários na primeira fase. Dividem o Grupo C com o Verdão: Barcelona-EQU, Bolívar-BOL e Cerro Porteño-PAR.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Barcelona
Vice-campeão equatoriano em 2022, o Barcelona vem de participação frustrante na última Liberta. O time foi eliminado antes mesmo de chegar aos grupos, na última fase da pré-Libertadores, para o América-MG.
Um ano antes, o clube equatoriano havia feito grande campanha e terminado sua participação na semifinal da competição. Naquela ocasião, o Barcelona foi eliminado pelo Flamengo, que posteriormente seria derrotado pelo Palmeiras na final.
O Verdão volta a duelar com o time equatoriano depois de eliminação em 2017 nos pênaltis nas oitavas de final daquela edição. Na Libertadores, o retrospecto contra a equipe de Guayaquil é referente apenas a esse mata-mata e, portanto, computa uma vitória e uma derrota.
Para enfrentar o Barcelona no Equador, o Palmeiras tem de viajar cerca de 4.300 km e passar pelo craque Damián Diaz. Aos 36 anos, o meia é referência técnica do time desde 2016.
Bolívar
O time boliviano vive bom início de temporada em 2023 e tem cinco vitórias e um empate no campeonato nacional. Em reconstrução, o Bolívar foi treinado até o final do ano passado pelo ex-jogador do Palmeiras Antônio Carlos Zago.
Nos últimos encontros com o Alviverde, o adversário sofreu tanto em casa quanto fora. Na Bolívia, o Alviverde arrancou vitória histórica por 2 a 1, fato que não ocorria entre equipes brasileiras desde a década de 1980. Enquanto isso, no Allianz, o triunfo foi mais tranquilo: 5 a 0. No retrospecto geral são 3 vitórias palmeirenses e uma derrota.
O principal desafio do Verdão para enfrentar o Bolívar, além de estar à 3600 metros do nível do mar, será vencer o calendário. Isso porque o jogo em La Paz será disputado entre as partidas da final do Paulistão, contra o Água Santa.
De olho no time adversário, o Palmeiras tem de prestar atenção em Gabriel Poveda. O brasileiro atuava pelo Sampaio Corrêa e foi artilheiro da última Série B, com 19 gols marcados. Neste ano, ele soma três jogos e uma bola na rede.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Cerro Porteño
Tal qual o Bolívar, o Cerro também vive momento de renovação. Vice-líder do campeonato paraguaio, o time trocou de treinador no mês passado ao demitir Chiqui Arce depois de três anos comandado pelo técnico.
Com quatro vitórias e cinco empates no torneio nacional, o clube vive bom momento e tem apenas uma derrota nos últimos trinta jogos. Para chegar ao grupo do Verdão, o time paraguaio eliminou o Fortaleza, de Vojvoda, na última fase da pré-Libertadores.
Velho conhecido, o Cerro é a equipe que o Palmeiras enfrentou mais vezes na história da competição continental. Em 12 jogos, são seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. O encontro mais recente foi pelas oitavas de final da última edição, em que o Verdão avançou com 8 a 0 no placar agregado (3 a 0 fora e 5 a 0 em casa).
Ainda sem datas definidas pela Conmebol, o Maior Campeão Nacional já sabe ao menos a sequência em que enfrenta os adversários. A primeira rodada será contra o Bolívar, fora de casa, em seguida o time recebe o Cerro e, depois, visita o Barcelona.
LEIA MAIS