(Foto: César Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação)
O Palmeiras inicia no próximo domingo (28), a busca por mais um caneco de Campeonato Brasileiro. Defendendo o título da principal competição do nosso país, a equipe de Luiz Felipe Scolari encara o Fortaleza de Rogério Ceni, no Allianz Parque, pela primeira rodada da competição.
Desde que o clube conquistou o Decacampeonato no ano passado, no entanto, surgiu a dúvida na torcida de como seria a maneira correta para escrever o termo que designaria uma possível conquista de seu 11º caneco nacional.
Unodeca? Undeca? Hendeca?
Para tirar essa nostra dúvida, falamos com o professor Pasquale Cipro Neto. Uma sumidade tupiniquim quando o assunto é língua portuguesa.
Com vocês, a explicação do Professor:
"As duas formas existem e estão corretas. Hendecacampeão com H se baseia no grego hendeca, que significa onze. Já a forma latina seria Undecacampeão."
O Palmeiras tem adotado a grafia Unodeca e as dúvidas se fizeram ainda maiores, mas para o professor Pasquale, o clube se equivocou na grafia.
"O Palmeiras errou a grafia. Se fala Undeca. Existem várias palavras com esse elemento, undecágono por exemplo. Fiz uma pesquisa em todos os meus dicionários e realmente não existe esse UNOdeca.", finalizou Pasquale.
A língua portuguesa certamente é dona de um dos mais densos volumes de palavras e influências. Há muitas maneiras, coloquiais ou não, de se dizer sobre algo. A democracia da palavra abre brechas entre o que se fala nas ruas e o que ensinam os livros. Importante conhecer os dois lados da história. Ou três, como nesse.
E pra você, torcedor, qual das duas formas é melhor pra se usar? A certeza que fica é que a busca por mais uma taça se avizinha.
O primeiro desafio na busca pelo unodeca será o Fortaleza!
Confira a tabela completa 👇#AvantiPalestrahttps://t.co/atpptyQUiC— SE Palmeiras (@Palmeiras) 22 de fevereiro de 2019