(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras encara o Junior Barranquilla nesta quarta-feira (6), na estreia da Copa Libertadores 2019. O mesmo roteiro e local da edição passada, quando na oportunidade o Verdão venceu por 3 a 0. No jogo que marcou a arrancada do clube na competição, quando terminou com a melhor campanha da primeira fase e só parou nas semifinais diante do Boca.
Daquele time do Junior que o Palmeiras enfrentou no ano passado, muitas coisas mudaram. Os colombianos perderam Yimmi Chará, que hoje está no Galo, também negociaram o atacante Jonatan Alvez com o Internacional. Porém o time de Shakira também se reforçou. A principal contratação para a temporada foi o chileno Matías Fernandez.
Grande companheiro de Jorge Valdívia na seleção e no Colo-Colo, Matías Fernandez tem grande passagem pela Europa, onde atuou por Villareal, Sporting e Fiorentina.
Apesar de ter sido desclassificado ainda na fase de grupos na edição passada, o Junior se mostrou um time perigoso, quando alcançou a grande final da Copa Sul-Americana, quando só parou nos pênaltis diante do Atlético-PR de Raphael Veiga.
Em 2019, os colombianos perderam somente um jogo, e estão invicto há 8 rodadas. A única derrota do Junior no ano foi para o Tolima, no jogo de ida da decisão da Superliga da Colômbia. Porém no jogo da volta o time de Barranquilla devolveu o placar, e conquistou o título nos pênaltis.
O Junior está na terceira colocação do campeonato colombiano com 15 pontos. Apesar de bons números ofensivos (13 gols), o time também já levou muitos gols neste início de ano, 8 ao todo.
A equipe que enfrentou o Palmeiras pela estreia da Libertadores no ano passado era formada por: Viera, Rodríguez, Rafael Pérez, Germán Gutiérrez e Piedrahita; Victor Cantillo, Leonardo Pico e Matías Mier; Yimmi Chará, Jonathan Álvez e Teo Gutiérrez.
O provável Junior que deve enfrentar o Palmeiras nesta quarta tem diversas modificações daquele time: Viera, Piedrahita, Ditta, Narvaéz e Fuentes; Serje, Victor Cantillo, Sambueza e Matías Fernandez; Luís Diaz e Téo Gutierrez.