Único remanescente da primeira leva de Crias da Academia, Gabriel Menino está próximo de deixar o Palmeiras em negociação que trará o atacante Paulinho ao Verdão. A saída do meio-campista coloca ponto final em uma geração de atletas oriundos da base que colecionaram taças e abriram espaço para nomes como Endrick e Estêvão.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras anuncia contratação de Facundo Torres
Menino subiu para o profissional do Palmeiras em 2020, sob tutela de Vanderlei Luxemburgo, quando tinha ao seu lado outros companheiros da base alçados pelo profissional, como Patrick de Paula, Gabriel Veron, Danilo e Wesley. A equipe dos jovens conquistou a Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão, mas ao pouco foi se desfazendo.
Ainda em 2020, Wesley virou destaque do time, mas teve lesão grave e só voltou ao final da temporada. Gabriel Veron, que havia estreado em 2019, também teve novas oportunidades no profissional. Entre titularidade e banco, todos participaram dos títulos conquistados nos últimos três anos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
À exceção de Menino, que será reforço do Athlético-MG em 2025, os demais citados estão, hoje, em outros clubes. O primeiro a ser negociado foi Patrick de Paula, que, depois de perder espaço com Abel Ferreira, foi vendido ao Botafogo no começo de 2022. Também no ano passado, Veron deixou o Palmeiras e transferiu-se para o Porto, de Portugal.
Danilo e Wesley foram os últimos a se despedir, no início de 2023. O ponta foi contratado pelo Cruzeiro e em 2024 foi destaque do Internacional no Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, Danilo está no Notthingham Forest, da Inglaterra. .
Jovem veterano, o camisa 25 passou a receber os novos jovens das categorias de base. Viu nomes como Endrick, Vitor Reis, Estevão e outras joias surgirem e darem sequencia na filosofia de time jovem e formador. Agora, o lateral-esquerdo Vanderlan, o zagueiro Naves e o meia Fabinho são os mais antigos Crias da Academia no time profissional.
Gabriel Menino se despede do Palmeiras com 245 jogos, 18 gols e 10 títulos. Em 2024, porém, Menino disputou apenas 45 dos 67 jogos do Verdão, marcando dois gols e dando uma assistência. Ele é o jovem da base com mais taças na história do clube.