A noite desta quarta-feira (19) tinha tudo para ser especial para Diogo Barbosa. Após a confirmação de que Matías Viña seria desfalque por causa de uma lesão no quadril, o camisa 6 foi o escolhido para entrar em campo contra o Athletico Paranaense. Com isso, disputaria sua 100ª partida pelo Palmeiras, uma marca de respeito.
Contudo, o que se viu após os 90 minutos foi um episódio lamentável: apesar da vitória alviverde, um grupo de torcedores palmeirenses foi ao aeroporto de Curitiba para cobrar o elenco pelos maus desempenhos apresentados nos últimos jogos, e Diogo foi um dos seus principais alvos.
“Ai que bom seria, se o Barbosa voltasse pros Marias”, gritaram os torcedores, referindo-se pejorativamente ao Cruzeiro, clube onde o lateral-esquerdo atuou antes de ser contratado pelo Palmeiras.
Em um dado momento, a situação esquentou e o jogador bateu boca com alguns dos manifestantes, tendo que ser separado por colegas para que algo pior não ocorresse. Confira no vídeo abaixo:
Curiosamente, apesar das críticas, o camisa 6 não fez um mau jogo na vitória contra o Athletico. Segundo o SofaScore, em 90 minutos, ele realizou três desarmes, dois cortes, duas interceptações, teve 91% de precisão nos passes (acertando 20 de 22 tentados) e 100% de precisão nos lançamentos longos (5/5).
Histórico de Diogo Barbosa pelo Palmeiras
Em seus 100 jogos pelo Palmeiras, Diogo Barbosa conta com 55 vitórias, 28 empates e 17 derrotas (64,3% de aproveitamento). No clube há dois anos, o lateral foi campeão do Brasileirão 2018 e Paulistão 2020 com a camisa do Verdão.
No Brasileirão 2019, ocupou o 3º lugar no ranking de roubadas de bola, com 80 desarmes, ficando atrás somente do volante Gregore, do Bahia, com 102, e do companheiro de Alviverde, Marcos Rocha, que foi o campeão do quesito, com 103.
Assim que atingiu seu 100º jogo pelo Palestra, Diogo entrou para o seleto grupo de (agora) oito jogadores do atual elenco que já passaram por essa marca. Além do lateral-esquerdo, os outros sete são: Willian Bigode (171 partidas), Bruno Henrique (161), Felipe Melo (156), Vitor Hugo (156), Lucas Lima (124), Weverton (110) e Marcos Rocha (109).
Atualmente, o atleta de 28 anos é reserva do uruguaio Matías Viña no Palmeiras. Em 2020, disputou oito partidas pelo Alviverde: seis partidas pelo Paulistão (quatro como titular, inclusive nas quartas de final e semifinal) e duas pelo Brasileirão (uma como titular).
LEIA MAIS: