Depois de bater o Flamengo por 2 a 1, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o Palmeiras se sagrou tricampeão da Libertadores e igualou o número de títulos conquistados por Santos, São Paulo e Grêmio – maiores campeões do torneio continental no Brasil. Nesta quinta-feira (09), 13 dias após a decisão, a Conmebol lançou o filme oficial da conquista sul-americana do Alviverde.
A produção tem início na cidade de Palmeiras, na Bahia, com um torcedor do Verdão e outro do Rubro-negro subindo até o topo do chamado Morro do Pai Inácio, simbolizando a escalada das equipe à Glória Eterna. Em entrevista, Abel Ferreira falou sobre como foi preciso motivar o elenco que já havia sido campeão da Libertadores naquele mesmo ano. O comandante português utilizou a metáfora de um escalador para mostrar como a equipe deveria se portar para sair vitoriosa mais uma vez.
– Enquanto comissão técnica, tínhamos que criar algo para motivar nossos jogadores outra vez, como se nunca tivéssemos ganho. Como se fosse um desejo intrínseco de todos voltar a ganhar novamente. Criamos essa montanha, como se olhássemos para um espirito escalador, alguém que ultrapassa seus limites. Achamos que poderia ser uma metáfora que pudesse nos inspirar. É uma imagem que representa nossa caminhada – lembrou.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Além de chegar ao terceiro título do torneio, o Verdão quebrou uma marca negativa atuando no principal estádio uruguaio. Em 1961 e 1968, o clube disputou finais de Libertadores no local e acabou perdendo o título em ambas as oportunidades.
Com algumas das principais narrações do confronto, o filme apresenta imagens exclusivas da final, produzidas pela Conmebol. Salta aos olhos a reação de Dudu e Rony logo após Raphael Veiga abrir o placar. Com 6 minutos jogados, os atacantes reproduzem o gesto do treinador português.
Logo após o Flamengo empatar a partida, a produção retoma uma entrevista de Abel Ferreira, onde o técnico ressalta a importância do jogo mental.
– Falei para os meus jogadores focarem no processo porque, no futebol, tudo é possível, principalmente quando você coloca a semente na cabeça de que realmente é possível. Em uma final, nosso maior adversário somos nós próprios. É capacidade que cada um de nós tem de dar o melhor de si naquela hora e naquele momento do jogo. Esse é o maior desafio, maior até que o próprio adversário – projetou Abel antes da final.
Já na prorrogação, o vídeo possibilita ver, de um ângulo próximo aos jogadores, o momento em que Deyverson aproveita a falha de Andreas Pereira e marca o gol que decretou a vitória alviverde. Ao final do filme, é possível ver uma arte que foi mostrada por Abel aos jogadores antes de entrarem em campo, com todos os adversários enfrentados na Liberta.
Com os compromissos da temporada 2021 já encerrados, o Palmeiras só volta a campo no próximo ano, pelo Campeonato Paulista. Os atletas do elenco principal, que já estão de férias desde a última semana, devem retornar à Academia de Futebol a partir de 5 de janeiro de 2022 para iniciarem a preparação para o Mundial de Clubes.
LEIA MAIS