Antigamente era muito comum torcedores guardarem ingressos de partidas históricas, como recordação para mostrar para os filhos, netos, como uma prova viva de que estavam lá, naquele dia, naquele gol. Porém com a tecnologia avançada, hoje temos diversas formas bem mais interativas e divertidas de guardar lembranças e jogos que ficam na memória.
Com a FotoVerdão360, os palmeirenses podem se localizar no estádio, se marcarem nas redes sociais e interagirem com os amigos presentes no estádio. O idealizador da gigafoto é Sérgio Ortiz, criador da ‘Forza Palestrina’, que retrata em fotos e vídeos a paixão que vem da arquibancada.Já virou rotina o Allianz Parque viver lotado. A torcida palmeirense neste ano vem dando uma aula de apoio e não abandonou o time em diversos momentos complicados da equipe na temporada. Como presente a esses torcedores assíduos, o clube traz uma grande novidade para esta temporada.
“Eu não sou o criador da Foto 360, ela já existe há um tempo. A minha ideia foi ter ela disponível ‘sempre’ em todos os jogos do Palmeiras. Hoje somos o único e o primeiro clube que dispõe esse serviço de forma própria ao torcedor”, diz Ortiz ao Nosso Palestra. Há pouquíssimas empresas que fazem este tipo de foto – em jogos específicos, finais ou de seleção brasileira –, mas voltada somente para um clube, somos os pioneiros. E isso me deixa feliz”, explica.
A foto é capturada em todos os jogos de mando do Palmeiras, seja no Allianz Parque ou outro estádio. A ideia é levar o projeto ao alcance de toda a torcida palmeirense um presente para aqueles torcedores ativos, que sempre estão com o clube, e também para quem é de longe e não tem a oportunidade de estar no estádio se sentir mais próximo da atmosfera nos jogos do Verdão.
Depois as fotos vão para um software que coleta todas elas com reconhecimento de face, gerando uma única foto, gigante. O terceiro e último processo é a implantação dessa imagem dentro de um software, aonde as pessoas podem dar zoom, se acharem e se marcarem.O processo para montagem da foto é dividido em três partes. A primeira é a captura. Esse trabalho é feito por um robô que faz todo o mapeamento do estádio, e isso acaba gerando cerca de 300 a 400 fotos, dependendo do jogo.
O custo da operação não foi divulgado, mas Sérgio explica que o projeto será viabilizado por captação de patrocínios. “A partir de janeiro de 2018, os patrocinadores poderão fazer ações pontuais dentro das fotos, explorando e dando visibilidade ainda mais as suas marcas. A ideia é de um projeto rentável“, comenta. “A FotoVerdão360 é uma extensão da paixão que tenho em registrar o sentimento do torcedor. Desde 2012 eternizando em imagens, momentos de emoção, alegria, tensão, através da Forza Palestrina. Isso é o que me move: a arquibancada e o amor gratuito ao Palmeiras”, finaliza Sérgio.
Se você esteve no Allianz Parque no Choque-Rei, acesse o site, se encontre, se marque e compartilhe a emoção da arquibancada.