Notícias Palmeiras

Única Cria remanescente de título paulista de 2020, Menino vive bom momento no Palmeiras

Depois de altos e baixos no clube, volante passa por período de estabilidade como titular de Abel

Menino foi campeão com Palmeiras logo após subir ao profissional (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Menino foi campeão com Palmeiras logo após subir ao profissional (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Gabriel Menino é o único atleta promovido ao profissional do Palmeiras em 2020 que permanece no elenco do clube até hoje. Formado na “primeira geração” de Crias da Academia, o jogador foi campeão paulista contra o Corinthians naquele ano e hoje é titular do Verdão.

Assim que subiu ao time principal, o volante foi campeão paulista ao lado de Patrick de Paula, Wesley e Gabriel Veron. Com ascenção meteórica, Menino foi convocado à Seleção Brasileira nos primeiros meses como profissional.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

À época, o jogador ainda atuava também como lateral e essa foi a posição pela qual ele foi chamado para atuar pela Amarelinha. Na ocasião, ele não chegou a entrar em campo e depois não foi convocado novamente.

Além do título do Paulistão 2020, Menino foi fundamental para as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil daquele ano. Na copa continental, ele foi titular durante boa parte da competição, inclusive na final. Enquanto isso, no torneio nacional, ele entrou na segunda etapa do jogo de volta e marcou o gol do título.

O volante passou por fase difícil após esse período de destaque no time e perdeu muito espaço com Abel ao longo de 2021. No início de 2022, ele ficou fora da lista de relacionados do Mundial de Clubes e quase foi negociado pelo Verdão.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
César Sampaio revela que Zé Rafael, do Palmeiras, foi cogitado dentro da Seleção Brasileira

Menino, então, optou por permanecer no Palmeiras em busca de retomar seu lugar na equipe. Já no segundo semestre do ano passado, ele passou a receber mais chances e aproveitou. Importante para o título brasileiro, o camisa 25 foi retomando espaço aos poucos até atingir a titularidade neste temporada.

Com a saída de Danilo no começo de 2023, Zé Rafael foi deslocado para a posição de primeiro volante e Menino passou a atuar como dupla do camisa 8. Nos primeiros compromissos da temporada, ele marcou quatro gols em dois jogos de finais disputadas pelo Verdão – Supercopa do Brasil e Paulistão.

A retomada de seu bom futebol credenciou-o para permanecer na titularidade, posição que ele está até hoje. A Cria da Academia soma 50 jogos, oito gols e duas assistências nesta temporada.

Menino deve ser titular do Palmeiras neste domingo (3) contra o Corinthians. O Dérbi acontece às 16h (de Brasília) na Neo Química Arena pela 23° rodada do Brasileirão.

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro