O Palmeiras foi a principal equipe presente na lista de convocados pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo Sub-17, que acontece entre novembro e dezembro, na Indonésia. Com cinco jogadores, ou seja, 24% da lista de 21 presentes na convocatória de Phelipe Leal, o Verdão mostra que a geração 2006, tida como melhor da história dos Crias da Academia, podem dar (e já dão) retorno no profissional.
O zagueiro Vitor Reis, o meia Figueiredo, e os atacantes Estêvão, Riquelme e Luighi são os representantes do Verdão no Mundial. O número, no entanto, poderia chegar a sete, uma vez que a Seleção Brasileira Sub-17 não terá seus dois principais nomes para a disputa da Copa do Mundo, o meia Luis Guilherme e o atacante Endrick, ambos justamente do Palmeiras.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Durante todo o ciclo da geração 2006 para a Copa do Mundo Sub-17, entre 2022 e 2023, o Palmeiras 13 jogadores que defenderam a Seleção Brasileira neste ciclo. Levando em consideração apenas o atual ano, oito atletas palestrinos representaram a Amarelinha.
Além dos cinco convocados, o goleiro Cesar, o zagueiro Benedetti e o meia Coutinho tiveram chances em 2023, mas ficaram de fora da lista final. Endrick e Luis Guilherme participaram do grupo em 2022, e só estão fora por estarem com o time profissional, enquanto os laterais Kauan Firmo e Inácio, além do zagueiro Fellipe Jack, também tiveram chances em 2022 e ficaram fora.
Dos 13, apenas Inácio já deixou o Verdão e atualmente joga pelo Atlético-GO. Endrick e Luis já estão com o time de Abel Ferreira, enquanto os demais seguem à disposição de Rafael Paiva.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Pedro Lima, ex-Palmeiras, faz primeiro gol pelo Norwich City
Com destaques em todas as posições, com revelações em destaque, como Endrick e Luis Guilherme, e mais candidatos a joias, o clube confia em um quinteto que pode render até R$ 1 bilhão nos próximos anos. Até agora, apenas Endrick já foi vendido, em operação que pode chegar a 72 milhões de euros (cerca de R$ 409 milhões na cotação atual).
– Se não fizer no mínimo 200 milhões de euros nestes canhotos da categoria sub-17 pode mandar embora porque somos incompetentes – disse João Paulo Sampaio, coordenador da base palmeirense, ao ‘ge’ em 2022.
Não à toa, o Palmeiras ‘varre’ a categoria Sub-17 desde 2022, ano em que os 2006 se consolidaram como base do time. Na última temporada, mesmo com os rivais atuando em maioria com atletas 2005, o Verdão venceu a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista da categoria.
Em 2023, o time já venceu a Copa do Brasil, em junho, e segue vivo no Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista – ambos em fase de semifinal. A equipe fez um feito inédito ao conquistar as três competições no último ano e pode repetir o histórico feito pouco tempo depois.
Para além do time Sub-17, ao longo deste ano o Palmeiras já teve 19 atletas convocados para as seleções brasileiras de base. O número é o maior desde 2018, quando teve 29. Foram oito chamados para a Seleção Sub-17, quatro para o Sub-15 e sete para o Sub-20.