À medida em o mercado da bola avança, o Palmeiras segue as movimentações fora de campo para contratações e saídas, principalmente com os empréstimos de jovens Crias da Academia ao segundo escalão do futebol brasileiro, em movimento para dar maior rodagem aos jovens que não tem mais idade para atuar no time Sub-20. Nas últimas semanas, o clube acertou as saídas dos zagueiro Henri, ao Mirassol, e Lucas Freitas, ao Juventude, além, do atacante Ruan Ribeiro, ao Paysandu.
As negociações para times emergentes da Série B, casos de Paysandu e Mirassol, e recém-promovidos para a Serie A, como o Juventude, mostram uma mudança de filosofia nos empréstimo do Verdão e em projetos de carreira com os jovens. Após uma leva de empréstimo questionáveis em ligas periféricas e que pouco deram retorno, o Palmeiras parece mudar e rota e tentar recuperar meses perdidos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão agradece apoio de Abel Ferreira por oportunidades no profissional do Palmeiras
O primeiro empréstimo na nova filosofia foi de Lucas Freitas, cedido para a Chapecoense no segundo turno do Brasileirão de 2023, após passagem apagada pelo Moreirense, da segunda divisão de Portugal. Destaque do segundo escalão brasileiro, reforçará o Juventude na elite nacional em 2024. O defensor chegou a ter proposta para de maneira definitiva ao Grêmio.
Ruan Ribeiro, artilheiro do Palmeiras na Copinha de 2023, e Henri, capitão da conquista, foram outros que após passarem um ano em ligas secundárias e de baixo nível técnico retornaram ao Brasil. Ruan defendeu o Valmiera, da Letônia, e Henri passou o ano no Noth Texas, da liga de desenvolvimento Sub-23 da MLS, dos Estados Unidos. Agora, vão defender Mirassol e Paysandu respectivamente.
Novos empréstimos não estão descartados. O atacante Vitinho, presente na Copinha de 2023, está em negociações com o Grêmio Novorizontino. O jovem de 20 anos estava no Valerenga, da Noruega, por empréstimo até o fim de 2023 e havia uma opção de compra prevista em contrato. O staff do atleta aguardava o posicionamento da equipe, quando optou pelo retorno ao futebol brasileiro.
Atualmente, entre jovens das categorias de base que migraram ao time profissional, nenhum está emprestado para mercados alternativos. Após o final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, novos atletas devem ser emprestados, casos do zagueiro Talisca, do lateral-esquerdo Ian e de um jovem goleiro, Mateus ou Kaique, que disputam vaga como terceiro goleiro do Verdão.