Restam poucos dias para o início de uma temporada que promete ser longa. Internamente, certamente o planejamento está traçado e validado no Palmeiras. E eu espero que ele envolva o uso de reservas e garotos da base nas primeiras semanas de jogos.
O calendário, já insano em condições normais, será ainda mais intenso. A temporada começa dia 15 de janeiro e vai até 21 de dezembro, passando por estadual, Brasileirão, Libertadores, Mundial de Clubes e Copa do Brasil, podendo chegar a 84 partidas em 11 meses.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
João Paulo Sampaio participa do Palmeiras Cast
Soma-se à maratona de jogos, o fato de 2024 ter sido o ano com mais lesões no elenco desde a chegada de Abel Ferreira. Será necessário dosar o esforço para chegar inteiro nos jogos que realmente importam.
Penso que a efetivação dos cinco destaques da Copinha tenha a ver com esta linha de raciocínio. Não faria sentido tirá-los do Sub-20 sem que o plano seja dar minutagem a eles no profissional. Sendo assim, espero ver Benedetti, Allan, Figueiredo, Thalys e Luighi em campo ao longo da primeira fase do Paulistão ao lado de Giay, Vitor Reis, Mauricio, Bruno Rodrigues (lembra dele?) e da novidade Facundo Torres.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Vale lembrar que embora tenha jogado o estadual pra valer nos últimos três anos em que conquistou o torneio, o Palmeiras foi forçado a usar equipes alternativas na primeira fase de 2021 por conta do calendário afetado pela pandemia. Mesmo com dificuldades para se classificar, a equipe chegou à decisão. O contexto é diferente, mas a ideia poderia ser similar.