Antes do treino desta quarta-feira (30), Abel Ferreira e comissão técnica foram homenageados pelos quatro anos de Palmeiras. Diretamente das mãos da presidente Leila Pereira e do vice Paulo Buosi, os portugueses receberam quadros em alusão à marca alcançada.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira trecho de entrevista coletiva de Abel Ferreira
Abel, João Martins, Vitor Castanheira, Carlos Martinho e Tiago Costa foram agradecidos por Leila, que fez questão de citar a história que vem sendo feita no clube alviverde, além de frisar “momentos de extrema felicidade e outros difíceis”.
– É um momento extremamente especial para fazer mais do que uma homenagem, mas sim um agradecimento. É uma comissão técnica que vem fazendo história. Muito obrigado por tudo que conquistaram e ainda vão conquistar conosco. Passamos momentos de extrema felicidade e outros difíceis, mas, o mais importante: sempre juntos. Somos profundamente gratos, e que a permanência de vocês seja eterna enquanto dure. E vai durar bastante – disse a mandatária.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Essa é a comissão mais longeva da história do Palmeiras em tempo e partidas seguidas, à frente da comandada por Oswaldo Brandão, com 283 jogos em três anos, sete meses e 19 dias entre entre 1971 e 1975.
Sobre a longevidade, Abel Ferreira fez comparações com o próprio casamento e também reforçou a identificação que tem com o clube, sendo chamado pela torcida de “mais um palmeirense”.
– É o clube onde estou há mais tempo, pois sou um homem de projetos. São 18 anos de casamento e dez de namoro, se juntar dá quase 30 anos com a minha esposa. No futebol também foi isso. São poucos clubes (como jogador): Penafiel, Vitória de Guimarães, Braga e Sporting. Como treinador, idem: Sporting, Braga, PAOK e Palmeiras, o que estou há mais tempo – reforçou o treinador, que prosseguiu:
– Me identifico aqui e minha comissão técnica também, porque temos tudo, somos ouvidos, fazemos parte do processo. A nossa presidente Leila sabe muito bem aquilo que quer, uma pessoa com convicções fortes e ideias claras, que nos ajuda a ter um rumo e a saber para que trabalhamos. Sabe o esforço que fazemos para entregar o melhor e que, no futebol, tem o ganhar e o perder. Muito obrigado a todos os torcedores, nunca pensei ser tão bem recebido e acarinhado fora do meu país como fizeram comigo.
Por fim, o comandante palestrino relembrou a fala sobre ter atravessado o Atlântico, proferida na coletiva de apresentação, e novamente agradeceu ao apoio da torcida, da diretoria, dos jogadores e de todos os envolvidos com o clube.
– Há gente que acredita no destino. Outros, que traçamos nossos próprios destinos. Quando atravessamos o Atlântico para vir a esse desafio, em um clube tão vencedor como o Palmeiras, foi um orgulho. Até hoje muitas coisas se passaram, muitas alegrias, tristezas também, porque fazem parte do futebol, mas há uma coisa que ponho acima de tudo e de todos, que são todos os jogadores que passaram por mim desde o primeiro dia. Sem eles, esses quatro anos seriam impossíveis. A nossa missão é ensiná-los, ajudá-los e prepará-los para a alta exigência de um clube como o Palmeiras. Meu muito obrigado a todos.
Anunciados no dia 30 de outubro de 2020 em meio à pandemia da Covid-19, Abel e sua comissão somam 313 jogos, 180 vitórias, 77 empates, 56 derrotas, 534 gols marcados e 251 gols sofridos. A estreia foi com vitória sobre o Red Bull Bragantino por 1 a 0 pela Copa do Brasil (dia 5 de novembro de 2020) e, até o momento, são dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), dois do Campeonato Brasileiro (2022 e 2023), três do Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024), um da Copa do Brasil (2020), um da Supercopa do Brasil (2023) e um da Recopa Sul-Americana (2022).